Como seria o foral de Vila Real hoje? Foi este o ponto de partida para um de dois desafios que o Município de Vila Real lançou aos alunos das Escolas Camilo Castelo Branco, S. Pedro, Diogo Cão e Colégio da Boavista, no âmbito das comemorações dos 500 anos da Outorga do Foral Manuelino a Vila Real.
Este desafio consistiu em convidar os alunos a associarem-se às comemorações idealizando um texto para um eventual foral, a outorgar atualmente pelo poder central a Vila Real e que refletisse sobre o poder autárquico e sobre as relações deste com o poder central levando-os, ao mesmo tempo, a refletir sobre o mundo que os envolve.
O outro desafio consistiu na criação de uma capitular para o primeiro fólio do foral manuelino. Faltando à cópia entregue ao Município de Vila Real, pela chancelaria real, o primeiro caderno onde se achava a fantástica capitular iluminada, que ornava todos os forais manuelinos, os alunos foram convidados a criar uma capitular para uma carta de foral atual, em paralelo com o trabalho dos seus colegas que elaboraram uma proposta de texto para o foral.
As propostas apresentadas, e que estiveram expostas durante os meses de julho e agosto, na Câmara Municipal, não poderiam ter sido mais surpreendentes. Surpreenderam pela quantidade, num total de 313 trabalhos, e surpreenderam pela qualidade e originalidade. Como forma de reconhecer a dedicação de escolas e alunos o Município de Vila Real decidiu editar um catálogo com todos os trabalhos desta exposição, para memória futura.
500 ANOS DO FORAL MANUELINO DE VILA REAL
Notícias
Acessos: 5140