O Município de Vila Real e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro uniram-se, no dia 25 de novembro, para lembrar as mulheres vítimas de violência. O programa evocativo começou com uma performance pelos alunos e alunas do Curso de Teatro e Artes Performativas, no Campus da academia transmontana e na Câmara Municipal. Às 17h30, no átrio de Geociências foi inaugurada a exposição LUTO (EU), que presta homenagem às mulheres assassinadas em relações de intimidade (presentes ou passadas) e relações familiares privilegiadas em Portugal, no último ano.
Às 18h00, na Aula Magna da UTAD, decorreu a sessão evocativa do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com a realização de uma mesa redonda de reflexão e troca de experiências. Participaram nesta sessão diferentes entidades concelhias ligadas à prevenção e apoio às vítimas de violência doméstica, nomeadamente a Equipa de Prevenção da Violência no Adulto (EPVA), do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Apav Vila Real e a Associação Académica da UTAD. O Município esteve representado pela Vereadora do Pelouro da Coesão Social e Igualdade, que acumula a função de Conselheira Municipal para a Igualdade.
Nesta sessão foi apresentado um vídeo retrospetivo do projeto Violência? Não, obrigado desenvolvido pela autarquia, no ano transato, em algumas escolas do concelho de Vila Real, com o apoio da Urze Teatro e do Rotary Club de Vila Real. No presente ano letivo este projeto está de volta aos estabelecimentos de educação e ensino para sensibilizar e alertar os jovens para esta problemática. A Urze Teatro participou, também, nesta sessão através da apresentação de um excerto do espetáculo “Rosas de Sangue”, uma espécie de documentário teatral ficcionado que retrata episódios de três mulheres que assassinaram os seus companheiros.
25 DE NOVEMBRO |DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Notícias
Acessos: 4165