PROGRAMA BILA SÉNIOR CONTINUA A PERCORRER O CONCELHO

O Programa Bila Sénior continua a percorrer as freguesias do concelho de Vila Real promovendo, através da atividade física, hábitos de vida saudáveis junto da população com mais de 55 anos. Para além da atividade física, propriamente dita, o programa conta agora com a colaboração do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e das duas nutricionistas que se encontram a fazer o estágio à Ordem no Município, com o objetivo de monitorizar e avaliar o estado geral de saúde dos utentes.
Assim, os testes que estão a ser aplicados permitirão avaliar as capacidades físicas e caraterísticas antropométricas dos utentes, com vista a entender os efeitos que a prática da atividade física produz e a quantificar as melhorias resultantes da frequência deste programa.
Para além dos testes físicos, estão a ser efetuadas, pela equipa do CIDESD da UTAD, avaliações da qualidade de vida, da qualidade do sono e da dependência dos serviços de saúde. Simultaneamente, as Nutricionistas Ana Pereira e Inês Torgo fizeram, nas últimas semanas, a avaliação antropométrica destes utentes (Peso, Altura, Perímetro da cintura e Perímetro da anca), com a finalidade da determinação do Índice de Massa Corporal (IMC) e do Risco Cardiovascular, tendo ainda aplicado um questionário sobre os “Hábitos de ingestão hídrica” nesta população.
Alexandre Favaios, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Desporto, sublinhou a importância de se continuar a reforçar e a potenciar este programa que, como referiu “a experiência destes anos no terreno tem-nos mostrado que vai muito além da promoção de hábitos de vida saudáveis junto desta população, este programa é uma forma de proximidade, de valorização dos nossos seniores”.
Esta iniciativa conta com a adesão das 20 freguesias, parceria indispensável para o êxito deste projeto, garantindo desta forma a cobertura de todo o território do concelho sendo, por isso, um excelente meio de promoção da saúde física e mental dos seniores Vila-realenses.