Festival Internacional de Imagem de Natureza - 2020

Fiin2Município de Vila Real abre os Concursos do Festival Internacional de Imagem de Natureza 2020. A IV edição do FIIN traz consigo uma novidade: o Concurso Juvenil de Imagem de Natureza

O Festival Internacional de Imagem de Natureza reveste-se já de uma importância legitimada na monotorização e conservação dos valores naturais e a consciencialização da sociedade para a conservação da natureza e para a preservação do património biológico. É, através das artes (ilustração, fotografia e cinegrafia), que se pretende promover o debate e a reflexão sobre esta temática, exigindo uma nova atitude por parte da Humanidade. São, pois, estas as ferramentas que podem ajudar a reverter a situação no nosso planeta.

Os concursos de Curtas-metragens, de Desenho e de Fotografia da Biodiversidade são promovidos no âmbito do Festival Internacional de Imagem de Natureza – FIIN e estão abertos de 6 de abril a 6 de julho.
Para além destes três concursos, de caráter internacional, o FIIN’20 tem uma novidade: o CONCURSO JUVENIL DE IMAGEM DE NATUREZA 2020, com caráter distrital (distrito de Vila Real). Das edições anteriores, os jovens surpreenderam pela positiva, desde logo, ao desenvolverem trabalhos com excelente qualidade, ao longo dos workshops de desenho e dos cursos juvenis de fotografia e vídeo. Assim, com esta nova competição, os mais jovens, dos 8 aos 18 anos, têm a possibilidade de submeter a concurso obras quer de desenho quer de fotografia de natureza, retratando as regiões naturais, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens. O prazo limite para a submissão das suas obras é até 15 de agosto.
Todos os regulamentos podem ser consultados na página oficial do FIIN: www.fiin.pt
Como nas edições anteriores, da seleção e classificação das imagens apresentadas aos concursos de Desenho, Fotografia e também do Concurso Juvenil de Imagem de Natureza, resultarão três Exposições e os seus respetivos Catálogos. Do Concurso Cinematográfico, resultará o Festival de Curtas-Metragens da Biodiversidade, com exibição das melhores obras a concurso.
O FIIN é um evento que a partir de Vila Real se projeta para o Mundo facto, desde logo, refletido no número de participantes, ultrapassando um milhar, e nas quase seis mil obras submetidas aos três concursos, oriundas de mais de 60 nacionalidades.
O Município de Vila Real organiza a quarta edição do FIIN, procurando sempre estabelecer parcerias com entidades que se preocupam com a temática da proteção da Biodiversidade em particular e da sustentabilidade do Planeta, no geral. Em edições anteriores, Tivemos o privilégio de ter associadas a este projeto a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, a EDP Comercial, o Grupo MCoutinho, a Associação Douro Histórico e vários órgãos de comunicação social e revistas da especialidade. Todos quantos se queiram associar e fazer parte da lista de mecenas deste Festival poderão manifestar o seu interesse através dos canais de comunicação disponíveis: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..