Município mantém aposta inovadora na produção de imagens sobre a natureza

cinegrafia Aprender a construir documentários de natureza é o novo desafio proposto pelo município de Vila Real que acolhe o workshop "Introdução à cinegrafia de natureza". O encontro tem lugar no auditório da biblioteca municipal e será orientado pelo fotógrafo profissional Ricardo Guerreiro.
"Introdução à cinegrafia de natureza". É este o mote do próximo workshop que o município de Vila Real organiza nos próximos dias 12 e 13 de julho, das 09h30 às 17h30. Dividido em duas sessões que decorrem no auditório da biblioteca municipal de Vila Real, a iniciativa será orientada por Ricardo Guerreiro, fotógrafo profissional com várias imagens publicadas em livros e revistas, nomeadamente na National Geographic Portugal. Ricardo Guerreiro começou a investir na cinegrafia em 2009, com a recolha de imagens em modo aleatório, e, em 2013, termina, juntamente com o fotógrafo Luís Quinta, o primeiro filme de história natural "Arrábida – da Serra ao Mar" (transmitido na SIC no dia 6 de janeiro 2013).

Durante esses dois dias, os participantes vão se convidados à incursão pela cinegrafia de natureza, com a oportunidade de adquirir informação sobre a elaboração de documentários de natureza. Por outras palavras, vão aprender a captar imagens fotográficas em modo animado (filme). Os conteúdos temáticos serão: introdução histórica de fotografia e cinegrafia de natureza; noções básicas de imagem vídeo; conceitos fundamentais de cinegrafia: tipos de planos, movimentos de câmara, etc.; equipamento; técnicas de campo em cinegrafia de natureza; construção da narrativa; noções de edição e montagem de vídeo. O workshop é destinado a todos os interessados na área, podendo ter experiência em vídeo ou não.
As inscrições são gratuitas e devem ser remetidas para o correio eletrónico do Programa de Preservação da Biodiversidade (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), estando, contudo, sujeitas a confirmação e a um limite de 15 participantes por workshop. A ficha de inscrição está disponível no site do Programa (www.cm-vilareal.pt/biodiversidade).
A diversidade de biodiversidade em Vila Real torna a cidade e a região um spot privilegiado para a observação e captação de registos fotográficos da Natureza! Estas oficinas de fotografia tornam-se assim uma oportunidade única para os apreciadores da fotografia! Com estas oficinas acolhemos fotógrafos profissionais e oferecemos a possibilidade de cada interessado aprofundar os seus conhecimentos na área e trocar impressões com outros fotógrafos, sejam eles amadores ou profissionais", sublinha Miguel Esteves, vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara de Vila Real.
O workshop "Introdução à Cinegrafia de Natureza" está inserido no programa do II Ciclo de Fotografia e Cinegrafia da Biodiversidade de Vila Real, que a autarquia está a desenvolver no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade. A 27 de julho o município desenvolve o Encontro Nacional de Fotografia e Cinegrafia de Natureza, que encerra este ciclo 2013 com o workshop de Lightroom com Rui Guerra.