Município assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher

violencia mulher O Município de Vila Real associou-se às comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, através da realização de um conjunto de ações com vista a aumentar a consciência social para a gravidade deste tipo de crime.
A cerimónia teve início na escadaria do edifício da Câmara Municipal, com uma encenação a cargo da companhia de teatro Urze, intitulada "Mulher Oprimida", a que se seguiu um minuto de silêncio e largada de balões brancos em nome de todas as mulheres vítimas de violência doméstica.
No Salão Nobre da autarquia realizou-se uma sessão de caráter mais informativa/formativa, que contou com a colaboração da APAV e do NIAVE (Núcleo de Intervenção e Apoio a Vítimas Específicas), da GNR, que deixaram algumas informações importantes sobre esta temática, nomeadamente acerca do número de ocorrências e sua tipificação.
Atento a esta realidade, o Município de Vila Real, pelo Presidente da Câmara Municipal, Eng. Rui Santos, anunciou, já para o próximo ano, a elaboração e apresentação de um Plano Municipal de Luta Contra a Violência Doméstica.
Para o efeito, foram já estabelecidos contactos com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, entidade coordenadora do Plano Nacional contra a Violência Doméstica, no sentido de dar início a este trabalho, a cargo do Pelouro da Coesão Social e Igualdade da responsabilidade da Vereadora Dra. Eugénia Almeida, para o qual a autarquia espera contar com o envolvimento dos parceiros sociais, forças de segurança e organizações da sociedade civil.