TEATRO DE VILA REAL | FEVEREIRO E MARÇO

Na altura em que atinge a maioridade (em Março celebram-se os 18 anos da abertura), o Teatro Municipal de Vila Real apresenta um programa que testemunha bem a dinâmica e a multidisciplinaridade que inserem este espaço no conjunto dos mais relevantes na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Teatro, dança, música, cinema e poesia são os elementos de um calendário variado e de qualidade, com algumas estreias e a retoma de um programa de relevo para o público escolar.

No teatro, com sete propostas, merecem destaque dois solos com actores marcantes do panorama nacional: "Ninguém", escrito para assinalar o percurso de António Capelo e celebrar o teatro em tempos conturbados, e “Próspero”, uma adaptação de “A Tempestade”, de Shakespeare, para Jorge Pinto.

Na dança celebra-se também o percurso de um criativo português, Paulo Ribeiro, que com “Segunda 2” assinala os 26 anos da sua primeira coreografia para a companhia que fundou. E de Espanha surge “She”, um espectáculo de linguagem universal que homenageia a Mulher.

A música inclui propostas variadas, sendo talvez de destacar o regresso da cantora e autora Márcia e o Boreal – Festival de Inverno, que, num formato adaptado às circunstâncias actuais, apresenta quatro artistas da nova música portuguesa que começam a deixar marcas: Dada Garbeck, Rita Vian, Siricaia e Filipe Sambado. Merecem ainda destaque as estreias de “Jazz in Douro”, um projecto da Orquestra de Jazz do Douro, e de um espectáculo que alarga à sonoridade filarmónica as composições de Ricardo Tojal para guitarra portuguesa: uma co-produção do Teatro de Vila Real que junta o projecto vila-realense Umbíguo e a Banda Musical da Cumieira.

O cinema, além das sessões do Shortcutz e curtas de animação infantis, conta com duas longas-metragens da cinematografia europeia: “Vem e vê”, um “clássico” russo que é um dos mais impressionantes filmes de guerra alguma vez realizados, e “Tom Medina”, filme de Tony Gatlif recentemente estreado.

No mês em que se celebra a poesia, Março, há três propostas para os vários públicos, do 1º e 2.º ciclos e do ensino secundário ao público universitário, sem esquecer o público em geral. Pedro Lamares, uma das vozes mais relevantes e activas na divulgação da poesia em Portugal, apresenta em duas sessões o espectáculo “A Poesia é uma Arma Carregada de Futuro”. É neste domínio artístico que ocorre outra importante estreia produzida pelo Teatro de Vila Real e que junta a Lisbon Poetry Orchestra a uma orquestra do Conservatório de Vila Real numa “Viagem ao Silêncio” a partir da obra de Miguel Torga. Trata-se de uma criação original no âmbito do projecto “Palavras Cruzadas” que tem como parceiros o Espaço Miguel Torga, a Fundação da Casa de Mateus e o Teatro Municipal de Bragança.

No total, em Fevereiro e Março realizam-se cerca de 30 sessões performativas para todos os públicos, incluindo bebés.