Rua do Rossio reabilitada e revigorada

obras rua rossioO PEDU avança a bom ritmo e, desta feita, é a vez da Rua do Rossio de ver finalizada a sua requalificação. Esta artéria, uma das mais antigas da cidade de Vila Real, já não era intervencionada há mais de 50 anos, obrigando a um investimento de cerca de 193 mil euros numa operação de elevada complexidade por não haver cadastro das infraestruturas enterradas, que entretanto foram também reabilitadas, adequando-as aos padrões e regras atuais.

De acordo com o presidente da autarquia Rui Santos, o resultado é muito satisfatório, podendo verificar-se que a rua ficou mais larga e mais agradável e, como resultado disso mesmo, já se pode assistir a algumas reabilitações por parte de privados. O autarca lamenta que a obra tenha demorado mais do que o expectável, privando os cidadãos do normal acesso às suas habitações e estabelecimentos comerciais, mas foi mesmo inevitável, tendo em conta a especificidade dos trabalhos.

O vereador Adriano Sousa destacou o sucesso da intervenção, com a utilização de um modelo de via partilhada, aproveitando o granito ali existente mas dotando a rua de uma faixa central com a utilização de outros materiais, de modo a garantir o conforto e a segurança dos peões, especialmente aqueles com mobilidade reduzida. A rua do Rossio mantém assim algumas das suas características originais mas apresenta-se agora revigorada e mais acolhedora.