Projeto Inovar para o Sucesso

inovarO Município de Vila Real apresentou, no dia 11 de dezembro, as linhas gerais do projeto Inovar para o Sucesso, que será desenvolvido até ao final do ano letivo 20/21, com início já no corrente ano letivo, nas escolas agrupadas e não agrupadas do concelho de Vila Real, na sequência da candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). São parceiros do Município neste projeto os Agrupamentos de Escolas Diogo Cão e Morgado Mateus, e as Escolas Secundárias/3 S. Pedro e Camilo Castelo Branco, numa primeira fase, sendo intenção da autarquia alargar esta parceria às escolas profissionais Agostinho Roseta e Nervir.

Com uma verba de cerca de 930 000€, a operação do Município Vila-realense contempla três medidas/ações - Equipa Multidisciplinar, Oficinas Pedagógicas e Literacias para o Séc. XXI – Metodologias Inovadoras, através das quais a autarquia pretende melhorar o sucesso educativo dos alunos, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo e combatendo o insucesso escolar. São ainda objetivos desta iniciativa o reforço da equidade no acesso à educação pré-escolar, aos ensinos básico e secundário, e a melhoria da qualidade e da pertinência das aprendizagens e competências adquiridas, entre outros.

A Equipa Multidisciplinar é constituída por uma mediadora social, que coordena toda a equipa, e por 4 psicólogos, 4 assistentes sociais, 4 terapeutas da fala e 4 psicomotricionistas.

A medida/ação Oficinas Pedagógicas, que se encontra em pleno funcionamento nos dois agrupamentos de escolas, disponibiliza, gratuitamente, atividades como dança, expressão musical, yoga, expressão dramática, brincar sem brinquedos, academia das ciências, robótica, os exploradores, aprender a pedalar e o xadrez, com o objetivo de estimular os alunos para uma melhor postura perante o contexto escolar, proporcionando ainda às famílias novas opções a incluir na educação dos seus filhos.

A terceira medida/ação - Literacias para o Séc. XXI – Metodologias Inovadoras, visa promover a adoção de metodologias que permitam a incorporação de novas formas de literacia no ensino tradicional, tornando-o, deste modo, mais estimulante e atrativo para crianças e jovens. Trata-se de recorrer à tecnologia, uma realidade incontornável para as novas gerações, para envolver os alunos nas tarefas propostas, através do uso de dispositivos tecnológicos e conteúdos de aprendizagem interativos, a fim de melhorar a interação e a participação. Para o efeito foram adquiridos, no âmbito deste projeto, diversos equipamentos informáticos a disponibilizar aos diferentes contextos educativos.

Combater o insucesso escolar e o abandono precoce da escola exige um envolvimento de todos, Estado, Municípios, Escolas, Pais/Encarregados de Educação, Associações de Pais e Alunos. É certamente uma tarefa difícil mas se todos os envolvidos neste processo fizerem a sua parte, o objetivo será alcançado – garantir que todas as crianças tenham acesso às mesmas oportunidades, que o sistema de ensino seja capaz de evoluir e que nenhuma criança/jovem seja deixado para trás.