PROJETO BAIRROS DA BILA VÊ A SUA CANDIDATURA APROVADA

araucariaO Município de Vila Real viu aprovada a candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Norte - NORTE 2020, num total de 235.270,00 euros, com comparticipação do Fundo Social Europeu no valor de 199.979,50 euros, para concretização do projeto “BAIRROS DA BILA - INTERVENÇÃO CONCERTADA PARA A INOVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL”.
Este projeto visa a criação de iniciativas de inclusão social através de dinâmicas inovadoras com o envolvimento de parceiros de diferentes áreas de intervenção, nomeadamente do terceiro sector e do tecido empresarial. Pretende-se potenciar a inclusão ativa das comunidades residentes nos bairros sociais de Vila Real promovendo a diversidade, o multiculturalismo, a integração e a empregabilidade, elementos fundamentais deste projeto e que traduzem a visão do Município para estes complexos habitacionais.
O Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro funcionará como polo dinamizador, onde serão adaptados três espaços que servirão de sede ao projeto que, entre outros temas, irá abordar questões relacionadas com o sentimento de identidade e pertença, o empreendedorismo, a criatividade, e estimular relações intergeracionais e valores como a solidariedade e o voluntariado.
O projeto surge no âmbito do Plano de Ação Integrada para Comunidades Desfavorecidas (PAICD), que integra um dos eixos do programa de ação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Vila Real que, para além da regeneração urbana, toca também o património imaterial e social, apostando na inclusão dos grupos mais desfavorecidos.
Na apresentação pública deste projeto, a vereadora do pelouro de Ação Social Eugénia Almeida sublinhou que “é pelas pessoas e para as pessoas que o município trabalha, particularmente neste momento mais delicado que todos atravessamos”. O presidente da Câmara Municipal Rui Santos destacou os investimentos efetuados nos bairros sociais, onde entre a obra já concluída e a obra programada “o município terá investidos cerca de 2,3 milhões de euros em apenas quatro anos”, destacando as intervenções efetuadas nos bairros S. Vicente de Paulo, Laverqueira, Dr. Francisco Sá Carneiro, Vila Nova e Parada de Cunhos. O autarca referiu ainda o apoio mensal a cerca de 100 famílias, assim como o trabalho desenvolvido por outros projetos de cariz social existentes no concelho, como o CLDS e o Mais Social.