ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM

polivalente araucariaPOLIVALENTE DESPORTIVO DO BAIRRO DR. FRANCISCO SÁ CARNEIRO REABRE DEPOIS DE OBRAS DE BENEFICIAÇÃO

O Município de Vila Real promoveu, no dia 19 de fevereiro, uma visita ao polivalente desportivo do bairro Dr. Francisco Sá Carneiro onde foi apresentado o resultado de mais um projeto concretizado no âmbito do Orçamento Participativo Jovem. Das sete candidaturas recebidas, na edição 2018, o Conselho Municipal de Juventude elegeu como vencedor o projeto “Deixar M.A.R.C.A da Araucária”, apresentado pela Associação MARCA – Desporto e Tempos Livres, que visava a requalificação do polivalente e campo de futebol da Araucária, através da colocação de pavimento de relva sintética, contando para a sua concretização com uma dotação orçamental de 15 mil euros.

Atendendo à importância daquela infraestrutura desportiva, inserida num complexo habitacional com muitas crianças e jovens mas também dada a sua localização a paredes meias com o Centro Escolar da Araucária, a autarquia entendeu avançar com uma intervenção mais profunda pelo que, como referiu o presidente da Câmara Municipal, Rui Santos “para além do novo relvado sintético, quisemos preparar o espaço para que futuramente possa ser iluminado no período noturno, efetuando já a pré-instalação elétrica. Procedemos ainda à colocação de um portão que permite o acesso direto das crianças do centro escolar ao polivalente, para que também elas possam beneficiar com a sua utilização”. Para além dos aspetos mais relevantes, já mencionados, foram ainda efetuados trabalhos de limpeza, pintura e arranjos pontuais das bancadas, totalizando um investimento global que rondou os 25 mil euros.

Recorde-se que “Brincar é para todos”, da Associação Lua de Alecrim, foi outro projeto também muito emblemático concretizado no âmbito do Orçamento Participativo Jovem, na sua edição de 2017. Este projeto permitiu a intervenção em três parques infantis, nomeadamente Nossa Senhora da Conceição, Estação e Parque Corgo, através da instalação de equipamentos inclusivos alargando a sua utilização a todas as crianças sem exceção, passando a ser multifuncionais, sensoriais e de fácil acessibilidade para as crianças com necessidades especiais e de mobilidade.

O Orçamento Participativo Jovem visa sensibilizar os jovens para as questões do poder local, incentivando-os a apresentar propostas e/ou projetos que na sua perspetiva possam representar uma mais-valia para Vila Real, promovendo-se assim uma maior envolvência e participação na comunidade local e na sociedade em geral.

O período de candidaturas decorre, anualmente, até ao final do mês de maio. O regulamento e demais informações podem ser consultados neste link