Município de Vila Real reforça o apoio social perante a crise pandémica

apoio socialO Município de Vila Real na resposta à situação de emergência social e sanitária decorrente da pandemia da Covid 19, fez um esforço logístico que envolveu recursos humanos, financeiros e materiais, para mitigar as dificuldades junto dos seus munícipes.
Os serviços da Divisão de Ação Social, em conjunto com as Juntas de Freguesia, criaram uma rede com o objetivo de apoiar situações de emergência e de dificuldades, com recurso às respostas sociais do Município.
Neste contexto a autarquia, através dos serviços de Ação Social, entregou cabazes alimentares, com bens de primeira necessidade, às famílias carenciadas, permitindo apoiar cerca de 350 pessoas. Desta forma, garantiu-se o auxílio a quem mais precisa e a quem ficou em situação de dificuldades socioeconómicas, em resultado da perda de rendimentos. Salientamos e agradecemos também, o contributo de entidades locais, que se associaram ao município nesta ajuda solidária.
Outra das medidas implementadas, consistiu na atribuição de máscaras cirúrgicas destinadas às Instituições Particulares de Solidariedade Social que trabalham com a terceira idade, nas diferentes respostas sociais, Estruturas Residenciais para Idosos, cantina social e apoio domiciliário.
Considerando as consequências do isolamento social no equilíbrio psicossocial dos seus munícipes, o Município implementou uma linha de apoio psicológico tendo como objetivos ajudar a gerir emoções (stresse, ansiedade, angústia, medo) nesta situação de crise, promover a resiliência psicológica e orientar para outras entidades de apoio, em caso de necessidade. Este serviço está articulado com o ACES e com o CHTMAD, bem como com o INEM e a Ordem dos Psicólogos.
O município de Vila Real, nesta fase tão complexa da vida de todos nós, não deixará de fazer tudo o que está ao seu alcance, para ajudar a superar os desafios que se colocam aos vilarealenses, para enfrentar a crise pandémica.