MUNICÍPIO CELEBROU DIA EUROPEU SEM CARROS 2022 

MUNICÍPIO CELEBROU DIA EUROPEU SEM CARROS 2022 

No dia 22 de setembro o Município de Vila Real assinalou o Dia Europeu Sem Carros com uma ação que decorreu na Ponte Metálica, que foi encerrada ao trânsito durante todo o dia. Tratou-se de uma medida simbólica, como referiu Adriano Sousa, Vereador do Pelouro das Acessibilidades, Mobilidade e Transportes, mas que tem toda a pertinência no sentido de sensibilizar os adultos para a necessidade de uma mudança do paradigma da mobilidade urbana, ao mesmo tempo que se sensibilizam os jovens, envolvendo a comunidade escolar, para que sejam os portadores junto dos seus progenitores da necessidade da mudança que se impõe neste domínio. 

O tabuleiro da ponte foi alcatifado e entregue ao usufruto das crianças que aí foram convidadas a expressarem através das artes a visão da cidade que querem para o futuro. Viveram-se momentos de alegria e confraternização, mas também de reflexão. O balanço foi muito positivo, como referiu o Vereador, que aproveitou para agradecer a colaboração dos docentes que aderiram de forma exemplar a esta iniciativa, assim como à PSP que desempenhou um papel fundamental na regulação do trânsito e no acompanhamento em permanência deste evento. 

Paralelamente a esta ação, na qual participaram alunos do quarto e do sexto ano de escolaridade, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade foram também desenvolvidas outras atividades com alunos do ensino pré-escolar da rede pública, em contexto de sala de aula, e alunos de artes da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. Todos os trabalhos realizados pelas crianças e jovens serão posteriormente exibidos numa exposição a realizar nos claustros do edifício do antigo Governo Civil.  

Nesse mesmo dia, pelas 21h00, decorreu na Escola Secundária de São Pedro a Sessão de Participação Pública para discussão do PMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Cidade de Vila Real. O objetivo da autarquia foi promover o envolvimento das forças locais na elaboração deste documento, trabalhando em conjunto com escolas, instituições, forças de segurança, entre outros. Esta sessão teve início com a apresentação daquilo que a autarquia pretende fazer, seguida da distribuição por várias salas de grupos de trabalho que, devidamente orientados por um elemento da equipa que está a elaborar o plano, puderam dar os seus contributos para que depois, se assim for possível, sejam vertidos no plano de mobilidade sustentável. 

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações