INAUGURADO ESPAÇO SNOEZELEN

Foi inaugurado, no dia 8 de abril, na Residência para Estudantes, o Espaço Snoezelen, projeto da Associação Brincar que foi vencedor do programa Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 2019, na categoria Associação Juvenil/Grupo Informal de Jovens. A concretização desta iniciativa foi, naturalmente, condicionada pelo contexto pandémico pelo que, só agora, foi possível reunir todas as condições para a sua apresentação ao público, nomeadamente, a disponibilização de um espaço que pudesse servir, não só toda a comunidade, mas também as escolas.

Sendo a terapia de Snoezelen mais conhecida pela intervenção junto de crianças com necessidades educativas especiais, tem-se revelado igualmente benéfica para crianças que necessitem de ver trabalhada a atenção, a concentração, o relaxamento e o bem-estar. Neste sentido, a autarquia desafiou a Associação Brincar para, sem desvirtuar aquele que foi o objetivo do programa municipal – o apoio ao empreendedorismo, abrir também o espaço, que é composto por duas salas de estimulação sensorial, às quatro escolas da rede pública, disponibilizando uma hora diária de terapia, entre as 14h00 e as 15h00, sem qualquer custo associado, para grupos de até cinco crianças, sinalizadas pelos próprios estabelecimentos de educação e ensino.

O Vereador do Pelouro da Educação, Alexandre Favaios, salientou este caráter diferenciador do projeto, que não pretende ser concorrencial com nenhum outro, até porque outros espaços têm esta matriz muito direcionada para intervenção exclusivamente em pessoas com perturbações graves ao nível do desenvolvimento. Flávia Pereira, da Associação Brincar, referiu que o projeto surgiu da necessidade de criar ambientes propiciadores à aquisição de competências extracurriculares e para melhorar a qualidade de vida, proporcionando sensações de bem-estar e relaxamento que levem à diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão, através da estimulação sensorial. Uma Sala Snoezelen é um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados, dando uma sensação de prazer e conforto, através de estímulos controlados.

Recorde-se que o concurso Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. tem como objetivo estimular a criatividade e o espírito empreendedor dos jovens incentivando-os a desenvolverem projetos empresariais sustentáveis. Os vencedores, um na categoria individual e outro na categoria de associação juvenil RNAJ ou grupo informal de jovens, recebem um prémio pecuniário, que atualmente é de 5000 euros, para a concretização do projeto empreendedor.