INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “MUSEU DE CAUSAS”

Inaugurou-se, no dia 5 de fevereiro, no Museu da Vila Velha, a exposição "Museu de Causas", de Agostinho Santos, com curadoria de Balbina Mendes. Esta é uma exposição que foi feita a partir da vasta coleção de obras de Agostinho Santos feitas por diversos autores (e por ele próprio), das quais se destaca a de um vila-realense, Jorge Marinho, a qual, de resto, serviu de cartaz da exposição.
A Vereadora da Cultura, Mara Minhava, enfatizou a importância de se acolher esta exposição no Museu, “que valoriza o relevante papel que a arte pode ter ao nível da intervenção social, assumindo-se, por isso, como uma poderosa arma, colocando-nos a refletir sobre o que nos rodeia”, reforçando a abertura do Município para continuar a dar palco a exposições com valor e que dignifiquem o bom nome dos nossos equipamentos culturais.
O Presidente da Câmara, Rui Santos, ressalvou a importância que os Museus cumprem na sociedade, propiciando o contacto com a arte e a cultura, tendo aproveitado o momento para relembrar que “dentro de poucos meses estará concluído o processo de musealização da Central do Biel, que atrairá muitos visitantes, constituindo-se como mais um equipamento cultural, onde poderemos conhecer um pouco da nossa história”.
A Curadora Balbina Mendes (já conhecida de outras exposições no Museu) explicou a seleção que fez das obras a expor, deixando uma palavra de agradecimento a toda a equipa do Museu pela colaboração e empatia criadas.
Por último, Agostinho Santos falou um pouco sobre esta coleção, bem como sobre o seu percurso profissional, como jornalista e pintor. Encantado com o espaço do Museu da Vila Velha, e suas salas de exposições temporárias, ficou concertada a possibilidade de poder realizar uma exposição individual, com as suas obras, assim que o Museu tenha agenda disponível.
Foram muitos os que estiveram presentes na inauguração, partilhando connosco o prazer de contemplar diversificadas obras de arte, pelo que agradecemos a presença.
Para quem não pôde estar, relembramos que esta exposição estará patente no Museu até ao dia 16 de abril.