ESTRATÉGIA MUNICIPAL PARA OS BIORRESÍDUOS ADIADA POR DÚVIDAS DA OPOSIÇÃO

O Município de Vila Real, na sequência da aprovação da candidatura a apoios comunitários, apresentou a sua Estratégia Municipal para os Biorresíduos, no âmbito da qual será efetuada a recolha e separação de materiais orgânicos com vista à sua valorização, e consequente diminuição dos custos a pagar pela deposição de resíduos em aterro. Esta estratégia abrangerá, não só as populações dos territórios urbanos e periurbanos, mas também os rurais.

Apesar de ter toda a estrutura montada para o arranque da recolha de biorresíduos, previsto para o corrente mês de outubro, esta data foi adiada devido a dúvidas levantadas pela oposição, em reunião de câmara, relativas à transparência do processo. Convicto da sua legalidade e total transparência, o Presidente da Câmara Municipal tomou a decisão de retirar este assunto da ordem de trabalhos e proceder ao lançamento de novo concurso só para a recolha destes biorresíduos, para que não exista qualquer suspeição sobre a condução deste processo. Admitindo que, além do atraso natural na sua implementação, possa estar em causa um aumento nos custos face ao que estava acordado com a empresa que já faz a recolha dos outros resíduos, o autarca lamentou ainda que os vila-realenses se vejam privados deste serviço por mais alguns meses e que não se possa contribuir, desde já, para a proteção do planeta.

Recorde-se que Portugal está obrigado ao cumprimento de metas acordadas com a União Europeia relativamente à deposição de resíduos em aterro. A partir de 2023, já no próximo ano, não poderão ser depositados em aterro resíduos com possibilidade de valorização, como é o caso dos materiais orgânicos. Ora, entre os resíduos considerados valorizáveis estão os biorresíduos - materiais orgânicos de origem vegetal e animal que utilizamos no nosso dia-a-dia e que uma parte que não é aproveitada acaba no caixote do lixo (Ex: Restos de alimentação, aparas de frutas e de legumes). Estes resíduos orgânicos constituem aproximadamente 40% da fração que hoje depositamos diariamente nos contentores de recolha de lixo indiferenciado, vulgarmente designado “Caixote do Lixo”.