DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 

Decorreu, no passado dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no auditório da Biblioteca de Vila Real, uma Mesa Redonda que contou a presença de oradores com experiências várias na área e que permitiu um debate muito enriquecedor e uma verdadeira partilha de conhecimentos, sob o tema “O Futuro é Acessível”. 

A Vereadora da Ação Social e Igualdade, Mara Minhava, na abertura da sessão, que ficou marcada por um programa escrito em Braille e uma mensagem de boas-vindas em língua gestual, referiu a preocupação permanente do município de Vila Real em promover todo um conjunto de apoios e medidas sociais, nomeadamente candidaturas comunitárias, que ajudem a eliminar os constrangimentos da pessoa com deficiência e concorram para uma cidadania inclusiva, integral e de pleno direito.  

Seguiram-se as intervenções do Professor Francisco Godinho, do CERTIC-UTAD, da Dra. Carina Pedrosa, terapeuta ocupacional na APCVR e do Dr. Márcio Martins, Provedor do Cidadão com Deficiência e Incapacidade, com a dinâmica moderação do Dr. Gabriel Martins, diretor do ACES Douro I – Marão e Douro Norte. Foi ainda apresentada uma tocante mensagem em vídeo com o testemunho de Norberto Mourão, campeão europeu de paracanoagem, natural de Mondrões.  

Este interessantíssimo debate proporcionou aos presentes uma visão integrada da temática em apreço e promoveu uma reflexão pertinente, no que concerne aos desafios que, enquanto sociedade e enquanto responsáveis políticos, ainda temos pela frente, visando vencer os desafios e constrangimentos sentidos pelas pessoas com deficiência.   

No encerramento do debate, Adriano Sousa, Vereador do Ordenamento do Território e Urbanismo, reforçou a necessidade de se continuar a promover espaços de discussão desta temática, lembrando o muito que se tem evoluído rumo ao conceito da acessibilidade universal e promovendo, desta forma, uma cidade mais inclusiva e feliz. 

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações