CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL APOIA BOMBEIROS DURANTE A PANDEMIA

bombeiros pandemiaA Pandemia provocada pela COVID19 tem afetado de forma significativa as populações do concelho de Vila Real, obrigando as estruturas e organizações responsáveis pela resposta de primeira linha a este problema a esforços muito significativos para os quais não estavam preparados e devidamente dotados. Entre essas organizações encontram-se as corporações de bombeiros do concelho de Vila Real, Cruz Verde e Cruz Branca, cuja resposta de socorro e assistência às populações afetadas, pela especificidade das intervenções, é agora muito mais exigente no que toca a meios logísticos e de equipamentos de proteção dos socorristas.

À semelhança do ocorrido na primeira vaga, por altura da primavera de 2020, o município de Vila Real entende como essencial o apoio a estas organizações de proteção e socorro nesta segunda vaga, atribuindo-lhes um reforço financeiro suplementar, no valor de 5 mil euros por corporação, de modo a minimizar o impacto da pressão adicional causada pela realidade pandémica.

Num ano de fortes condicionalismos económicos e de consequentes restrições orçamentais provocados por esta pandemia, e porque entende a autarquia como prioritário o auxílio às populações que serve, garantiu-se na elaboração do orçamento municipal para o ano de 2021 a manutenção dos apoios anuais às Associações Humanitárias de Bombeiros, como reconhecimento pelo excelente trabalho que têm prestado no amparo à comunidade do nosso concelho.

Serão assim mantidos os apoios ao funcionamento, à constituição e manutenção das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), totalizando mais de 90.000,00€ por Associação Humanitária, apoios que têm permitido, num trabalho conjunto entre a Câmara Municipal de Vila Real, as Associações Humanitárias e o Governo, reforçar estas EIP, dotando o concelho vila-realense com 4 equipas (2 por corporação), num total de 20 elementos, garantindo uma resposta pronta às ocorrências diárias de proteção e socorro.

De igual modo, dentro das disponibilidades orçamentais, a autarquia de Vila Real tem sido sempre parceira nos projetos desenvolvidos pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Vila Real (Cruz Verde e Cruz Branca) que exijam financiamentos próprios em candidaturas efetuadas a apoios comunitários, assim como se manterão os apoios concedidos pelo Programa Social + Bombeiros.