Algures a Nordeste

algures nordeste

PROJECTO PARA A PROMOÇÃO DO TERRITÓRIO CULTURAL DO NORDESTE PORTUGUÊS
Promovido pelos Teatros Municipais de Vila Real e de Bragança

Sob a égide de uma obra emblemática do escritor e poeta A. M. Pires Cabral, os Teatros Municipais de Vila Real e de Bragança conceberam o projecto Algures a Nordeste que visa contribuir para a valorização e a promoção do património cultural material e imaterial da região nordeste do País. Inscrito no universo das artes performativas e tendo como âncora sobretudo a dança contemporânea, o projecto propõe-se colocar a linguagem e a imagética desta disciplina artística ao serviço de uma operação de atractividade do território e de divulgação de aspectos particulares do património cultural transmontano-duriense.
Decorrendo nos anos de 2017 e 2018, a operação desenvolve-se concretamente em duas linhas de acção:
a) criação artística original de quatro espectáculos que serão também uma forma de promoção e divulgação de temas do património cultural;
b) realização de um festival anual de dança contemporânea com potencial para atrair atenções mediáticas e visitantes para a região.
Na primeira linha de acção foram projectados para o primeiro ano dois espectáculos, a estrear no último trimestre de 2017, que se focam no espólio fotográfico transmontano de Georges Dussaud e nas tradições e imaginário cultural do Barro de Bisalhães (Vila Real) e Pinela (Bragança). A direcção destes espectáculos, que envolverão elementos ou grupos das comunidades locais das duas cidades, estará a cargo das coreógrafas Joana Providência (Teatro do Bolhão) e Mafalda Deville (Companhia Instável).
Antes disso, realiza-se durante o mês de Setembro de 2017 a primeira edição do festival de dança contemporânea Algures a Nordeste, um evento inédito na região, que pela primeira vez tem um festival dedicado a este género artístico. Cada um dos Teatros receberá este ano seis espectáculos e dois workshops com algumas das mais relevantes companhias portuguesas, como as de Olga Roriz e Vítor Hugo Pontes, entre outras.
Paralelamente, este projecto inclui a elaboração, impressão e distribuição de um programa que é simultaneamente um pequeno roteiro patrimonial e turístico dos dois concelhos parceiros.
A operação Algures a Nordeste é co-financiada pelo programa Norte 2020 e pelos Municípios de Vila Real e Bragança.

PROGRAMAÇÃO PARA SETEMBRO

Classifique este item