SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A VESPA DAS GALHAS DO CASTANHEIRO

7 maio 2015, 11:00 pm
Ler 1997 vezes

vespa castanheira1
O Município de Vila Real, em parceria com a REFCAST, promoveu no dia 7 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real, um encontro com todas as Juntas de Freguesia e demais entidades do setor agrário do concelho de Vila Real, no qual se procurou sensibilizar os diferentes agentes disseminados pelo território para a praga que afeta a cultura do castanheiro, setor relevante nos territórios agrários do concelho de Vila Real, particularmente na região da Campeã.
Esta praga que foi recentemente detetada na região de Barcelos rapidamente se alastrou. No passado dia 21 de abril foi, também, encontrada nos soutos do concelho de Valpaços, comprovando-se dessa forma a sua rápida disseminação, pelo que devido ao seu ciclo biológico importa alertar os agricultores para a necessidade urgente da sua deteção e célere intervenção em caso de ataque.
Refira-se que, a cultura da castanha, com forte relevância económica nos territórios agrários do interior norte, ao ser afetada por esta praga, pode ver comprometida em mais de 90% a sua produção, colocando em causa as já diminuídas economias agrárias dos nossos territórios rurais, fazendo perigar a sua sustentabilidade económica e social.
Face a esta problemática, o Município de Vila Real manifesta todo o seu apoio e disponibilidade para colaborar na minimização deste grave problema que pode afetar uma das mais importantes produções agrárias da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Classifique este item
(0 votos)