Encontro de Cantadores de Janeiras 2011

janeiras2009 A Câmara Municipal, através dos Serviços de Cultura, organiza mais um Encontro de Cantadores de Janeiras. Participam nele 18 colectividades culturais do concelho, movimentando um total de cerca de 500 pessoas.
O Encontro, que este ano comemora 18 anos de existência, terá lugar no dia 8 de Janeiro, no Grande Auditório do Teatro de Vila Real, pelas 21.00 horas. A longevidade deste evento em muito se deve à fiel participação dos Grupos, alguns dos quais têm assinalado a sua comparência desde o primeiro encontro, em 1994.
A propósito…

As Janeiras são uma tradição popular bastante enraizada em Portugal, ocorrem em Janeiro, o primeiro mês do ano. Este era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada, era o porteiro dos Céus e por isso muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção. Era-lhe pedido que afastasse das casas os espíritos maus, sendo especialmente invocado no mês de Janeiro, Era tradição que os romanos se saudassem em sua honra no começar de um novo ano e daí derivam as Janeiras.

Colectividades Culturais participantes:
•    Associação Cultural e Desportiva “A Real Transmontana” de Vale de Nogueiras
•    Rancho Folclórico “As Ceifeiras de São Dinis”
•    Rancho Etnográfico de Borbela
•    Grupo Coral de Sanguinhedo
•    Associação Etnográfica, Musical e Folclórica da Campeã
•    Coro Misto de Mouçós
•    Grupo Desportivo e Cultural de Vila Cova
•    Associação de Cultura, Etnografia e Folclore da Freguesia de Vale de Nogueiras
•    Grupo de Cantares “Os Músicos” de Folhadela
•    Centro Cultural “Mãos-à-Obra” do Couto
•    Associação Desportiva Cultural de Sabroso