Alunos da e. S/3 Camilo Castelo Branco vencem concurso “A escola e o desenvolvimento sustentável” e viajam até Barcelona

concurso_des_sust Deslocaram-se a Barcelona, de 18 a 20 de Abril, os dois grupos de alunos da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco que, no ano lectivo 2009/2010, venceram o concurso “A Escola e o Desenvolvimento Sustentável”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Real e patrocinado pela empresa “Realvitur – Viagens e Turismo”. Saíram vencedores deste concurso, destinado a alunos do 12º ano das escolas do Concelho, dois trabalhos que o júri classificou, ae-exequo, em primeiro lugar, os quais versaram os temas da sinistralidade rodoviária na Cidade de Vila Real e da eficiência energética da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco. O prémio para os vencedores do concurso foi uma viagem a Barcelona, cidade espanhola considerada por muitos como um exemplo daquilo que uma cidade deve ser nos dias de hoje: moderna, competitiva e sustentável. A estada foi curta, mas aproveitada ao máximo, tendo sido visitados alguns locais onde têm sido levadas a cabo intervenções no domínio do urbanismo e dos transportes, nomeadamente o Bairro de Grácia e Barceloneta, assim como outros pontos de interesse da cidade.

Foi um prémio merecido, atendendo aos rasgados elogios que o júri do concurso, constituído pelo Vereador Miguel Esteves, pelos Professores Emilio Soarez Fernández, da Universidade de Vigo, Luís Ramos, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Francesc Cárdenas, da Agência de Ecologia Urbana de Barcelona, teceu em relação à qualidade, consistência e profundidade dos dois trabalhos, sobretudo tendo em conta o nível de escolaridade dos seus autores.