FESTAS 2011

festas2011_cartaz O mês de Junho marca o início das Festas da Cidade de Vila Real, um misto de emoções que junta tradição às novas tendências, envolvendo áreas tão diversas como o Desporto, Juventude, Cultura, Ambiente, Animação e Lazer.

As Festas da Cidade 2011 abrem, no dia 2 de Junho, com uma estreia nacional, a apresentação da peça “A Boda dos Pequenos Burgueses”, por parte da Filandorra - Companhia de Teatro do Nordeste, no Cine-Teatro Morais Serrão, às 22h00. As festividades em honra de Santo António, de 6 a 13 de Junho, incluem as tradicionais feira e concurso de gado Maronês, em Lordelo, Missa e Procissão de Santo António (Araucária), espectáculos musicais diversificados, dia 12, pelas 21h30, na Praça do Município, Grande Noite de Fados (com Cátia Garcia, Lina Rodrigues e Sandra Cristina) e dia 13, Baile de Stº António, também na Praça, com a actuação da Banda Impakto, pelas 22h00. Programa completo.

Ainda nos espectáculos musicais, destaque para o concerto de Cátia Guerreiro, dia 18, às 22h30, no Auditório Exterior do Teatro de Vila Real.

No dia 23, as atenções viram-se para mais uma edição do S. João no Centro Histórico, uma iniciativa da ACIVR e do Município, que traz ao coração da cidade o tradicional colorido das celebrações em honra do santo popular.

O São Pedro encerra o ciclo de festas vividas durante o mês de Junho em Vila Real, altura em que se cumpre a tradição da Feira dos Pucarinhos, no Largo da Capela Nova, onde dois dos mais importantes símbolos do artesanato local assumem destaque: os Barros de Bisalhães e os Linhos de Agarez e Mondrões. A animação ficará a cargo da Banda de Música de Sanguinhedo, dia 28, às 21.30 horas, no Largo da Capela Nova, bem como a exibição da peça evocativa das tradições populares em redor do barro preto, intitulada “À Roda do Panelo”, pela Filandorra, na Praça do Município, pelas 21.30 horas.

Dia 29, pelas 22h00, e para os apreciadores da boa música tradicional, actuação do Grupo Sons do Minho, em jeito de Baile de S. Pedro, um convite às Famílias para uma saída à noite, desfrutando de muita animação na Praça do Município.