Wine Emotions anima comércio tradicional de Vila Real

wine_emotion Douro à prova no Centro Histórico
Mais de 150 marcas de vinhos, mais de 40 produtores... Dias 1 e 2 de Julho, sexta e sábado, o melhor do Douro vai estar à prova no Centro Histórico de Vila Real. Oportunidade para comprar vinhos a preços de produtor, participar em provas, eventos culturais e animações vínicas. Envolvido nesta festa, o comércio tradicional também apresenta acções e promoções especiais.
O Douro volta a invadir a cidade de Vila Real nos próximos dias 1 e 2 de Julho, sexta e sábado. Serão dois dias de festa no Centro Histórico da cidade transmontana, onde se localiza o comércio tradicional e onde estarão à prova mais de 150 marcas de vinhos de mais de 40 produtores durienses. Lojas, pastelarias, cafés e restaurantes estarão abertos até tarde com acções e promoções especiais. Fernando Melo, conhecido crítico de vinhos e gastronomia (Revista de Vinhos, jornal Público e Revista Sábado) vai conduzir um conjunto de animações vínicas, bem como duas provas especiais: uma com Portos Vintage dos anos 70, outra com vinhos brancos de transição xisto-granito.

Ao longo das ruas pedonais do Centro Histórico haverá ilhas de prova para os visitantes e a população local poderem degustar e adquirir a preços especiais de produtor os melhores tintos, brancos, rosés, espumantes e Portos que se produzem na região duriense. O Wine Emotions afirma-se assim como a grande montra dos vinhos do Douro, DOC e Porto, reforçando o papel de Vila Real como Capital do Douro.
“Esperamos que a II edição do Wine Emotions volte a ser uma festa: do comércio tradicional, dos vinhos do Douro, da cultura regional… Uma festa enogastronómica capaz de gerar receita a cada um dos participantes e de animar o Centro Histórico e o comércio tradicional”, sublinha Manuel Martins, presidente da Câmara de Vila Real.
Na opinião do autarca, o Wine Emotions é um acontecimento que “reforçará a proximidade de Vila Real ao Alto Douro vinhateiro e afirmará este concelho cada vez mais como porta de entrada nesta região”. “Acreditamos que o Wine Emotions tem capacidade para se afirmar ao longo dos anos como um grande momento de exposição e de venda de vinhos do Douro, em que os produtores apresentam os resultados do seu esforço e trabalho e os cidadãos locais e visitantes têm oportunidade de conhecer e adquirir o que de melhor se produz nesta região”, acrescenta Manuel Martins.

Restauração com propostas especiais
O Wine Emotions começa sexta-feira, pelas 16h30, com a acção “Como montar uma garrafeira com pouco dinheiro”, conduzida por Fernando Melo. A abertura oficial das provas com produtores realiza-se pelas 18h00 e conta com a participação especial do Conservatório Regional de Música de Vila Real (CRMVR). Uma hora depois, inicia a mastertasting Portos Vintage+Música “Os loucos anos 70”, nos Claustros da Câmara. Pelas 23h00, terá lugar a festa alltodouro dos anos 70, no Clube de Vila Real, onde estarão produtores participantes no Wine Emotions e respectivos vinhos.
As provas com produtores decorrem até às 23h00 e, em simultâneo, terão lugar diversas acções ligadas aos vinhos em espaços do comércio tradicional, numa comunhão festiva que conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR). A restauração do Centro histórico promete reforçar o ambiente de festa, instalando esplanadas e oferecendo aos cidadãos a hipótese de harmonizar os vinhos em prova com menus especiais Wine Emotions.
No sábado, as provas iniciam pelas 11h00. Além de diversas acções na rua e em lojas, terá lugar, pelas 12h00, a mastertasting “Vinhos brancos da transição xisto-granito”,  que será conduzida por Fernando Melo e Bruno Murciano (sommelier-chefe do Hotel Ritz, em Londres, melhor sommelier de Espanha, grande conhecedor do vinho português e influenciador de opinião em Londres).
Também no sábado, a restauração local propõe diversas provas e lançamentos de vinhos nos horários das refeições. Mas, os motivos para uma visita pausada ao Centro Histórico de Vila Real durante os dias do Wine Emotions, não ficam por aqui: um concurso de montras, animação de rua a toda a hora... Para a animação, além do Conservatório Regional de Música de Vila Real, o Wine Emotions conta com a participação do curso de Teatro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Douro Emoções
O Wine Emotions é organizado pela Câmara Municipal de Vila Real e está inserido no Douro Emoções, uma iniciativa de animação e promoção mais vasta destinada aos diversos públicos que visitam o Alto Douro vinhateiro e que envolve, além da Câmara de Vila Real, os municípios de Lamego e da Régua. A iniciativa conta com o apoio da ON2- O Novo Norte. O objectivo é criar um evento integrado que, apostando no património, na gastronomia e nos vinhos, se assuma como um factor de atracção para a região.
Wine Emotions apela ao consumo moderado de vinho
A Câmara de Vila Real está empenhada em associar fortemente o Wine Emotions ao programa europeu “Vinho com Moderação” (“Wine in Moderation”).  Para a autarquia transmontana, trata-se de um compromisso de responsabilidade social que dá um sentido especial à prova/mostra de vinhos que vai ter lugar no Centro Histórico local.