Georreferenciação das árvores

Geo_1

Geo4 Geo5 arvores_centenario_geral_paint

Georreferenciação das árvores do Bosque do Centenário no Parque Corgo, plantadas pelo Jardim de Infância do Bairro S. Vicente Paula I

No seguimento das Comemorações do Centenário da República, do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 e do Ano Internacional das Florestas 2011, no dia 31 de Maio, o Município conjuntamente com os alunos do Jardim de Infância do Bairro de São Vicente de Paula I identificaram as 100 árvores plantadas por eles no dia 17 de Dezembro de 2010. A identificação consistiu na colocação de etiquetas em cada uma das árvores, com o nome do aluno/tutor responsável pelo seu plantio e outros dados da actividade. Ao mesmo tempo, procedeu-se à georreferenciação de cada uma das árvores, de forma a ter um registo rigoroso desse “apadrinhamento”, que permita, no futuro, a inequívoca associação entre o aluno e a árvore. Concomitantemente, esse registo permitirá o estabelecimento de uma base de dados das árvores, que poderá permitir o acompanhamento da sua evolução ao longo do tempo.

O projecto Bosques do Centenário, ao qual o Município de Vila Real aderiu, é uma iniciativa conjunta da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Autoridade Florestal Nacional, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, da Quercus, e do Movimento Cívico Limpar Portugal, que pretendeu ligar, com um forte cunho de perenidade, as comemorações do Centenário de República e do Ano Internacional da Biodiversidade.