O que é ser Cidade Educadora?

cidades_educadoras

cidades_educadoras2 cidades_educadoras2a cidades_educadoras2b

Conferência trouxe a Vila Real especialista e exemplos de boas práticas

Decorreu, no dia 28 de Junho, no Pequeno Auditório do Teatro de Vila Real, a conferência “O que é ser Cidade Educadora?”, evento que integrou a programação das Festas da Cidade 2011 e que juntou para o debate os diferentes atores da comunidade local.

A presença nesta conferência da Dra. Maria de Lurdes Rabaça, responsável pelo Gabinete “Lisboa: Cidade Educadora” e membro efetivo da Comissão Executiva da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), trouxe a todos os participantes uma visão global, especializada e experiente numa área em que a especialista trabalha há já algumas décadas e que muito tem contribuído para o desenvolvimento e expansão da Rede Portuguesa de Cidades Educadoras.

Dois exemplos de boas práticas ao nível da rede portuguesa foram deixadas pelos representantes dos Municípios de Paredes e Santa Maria da Feira, nos diferentes aspetos que as ligam quanto aos princípios reguladores do que é ser uma Cidade Educadora, cabendo a Vila Real, pela voz da Vereadora com o Pelouro da Educação, Prof. Doutora Maria Dolores Monteiro, o papel de moderadora de um debate que se quis profícuo e enriquecedor para os distintos participantes na conferência, sobretudo os ligados à área da educação e formação.

A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras é actualmente constituída por 45 municípios aderentes à AICE e é coordenada por uma Comissão constituída pelos municípios de Almada, Azambuja, Évora, Lisboa, Paredes, Santa Maria da Feira e Torres Novas. Vila Real aderiu à AICE em 2004 e integrou a Comissão Coordenadora da Rede Territorial Portuguesa desde a sua criação, em 2005, até Novembro de 2010. As Redes Territoriais são o grupo das cidades de uma mesma zona territorial que se propõem trabalhar em conjunto temas de interesse comum. Cada Rede estabelece a sua organização e funcionamento de acordo com os estatutos da AICE.