Vila Real – Capital da Ginástica por 3 dias

sarau_ginastica2011 As instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolhem entre 21 e 23 de Outubro a 4ª edição do Congresso Nacional de Ginástica / 2.º Congresso Internacional de Ginástica.
Este será o Congresso com mais participantes desde a primeira edição (Porto 2005), contando com mais de 200 inscritos, o primeiro a realizar-se fora dos grandes centros de prática e desenvolvimento e o primeiro a incluir na sua programação um momento de interação com a comunidade.
O Congresso organizado pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e pela UTAD é dedicado à temática “A Ginástica na Escola - As Escolas da Ginástica”. Ao longo dos 3 dias de trabalho serão discutidas as temáticas da prática e do ensino da Ginástica em ambiente escolar, com o objetivo de proporcionar aos professores uma reciclagem teórica e prática, consubstanciadas através da atualização das suas intervenções.


Noutra perspetiva as realidades tanto da Ginástica Curricular como da Ginástica do Desporto Escolar, serão também analisadas e debatidas ao longo do congresso, analisando as boas práticas nacionais, promovendo as realidades de outros países e debatendo propostas de intervenção de futuro.
O programa do Congresso inclui intervenções de 11 preletores principais, 15 workshops, 10 comunicações livres e estarão disponíveis 6 posters.
Pela primeira vez decorrerá em paralelo ao Congresso um Sarau Gímnico que terá lugar nas modernas instalações do Pavilhão dos Desportos de Vila Real, no dia 21 de Outubro pelas 21h30.
Este Sarau, preparado em estreita colaboração com a Associação de Ginástica de Vila Real, pretende ser uma atividade demonstrativa de todas as disciplinas gímnicas, mostrando a variedade gímnica nacional, com representantes das diferentes Disciplinas não só da FGP como também das Actividades Gímnicas do Desporto Escolar.
Estarão presentes mais de 300 ginastas de vários pontos do país, prontos a demonstrar as suas habilidades a todos os Vila-realenses e Congressistas. A entrada é livre.