Município incentiva a comunidade escolar à adoção de um troço de Rio

biodiversidade biodiversidade1 biodiversidade2 biodiversidade3

No âmbito do Plano de Preservação da Biodiversidade de Vila Real - Projeto Seivacorgo - Rogas dos Rios, no dia 1 de Fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, decorreu a primeira ação  / palestra do projeto "A água e os ecossistemas ribeirinhos" que contou com o apoio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), responsável pela implementação do projeto Rios em Portugal.

O Projeto Rios é um projeto de educação ambiental, visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.
O projeto surgiu no seguimento do desafio lançado aos agrupamentos de escola e escolas privadas do Concelho de um projeto escola, a realizar ao longo do ano letivo 2011/2012, cujo tema central seria “a água e os ecossistemas ribeirinhos”. Abraçaram este projeto: Agrupamento Diogo Cão, Centro Escolar das Árvores, Colégio da Boavista, Escola Secundária de S. Pedro, Escola Morgado Mateus e a Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral.
Os objetivos deste projeto escola do Município de Vila Real são:

a) Promover a cooperação entre atores educativos da comunidade vila-realense, reforçando a capacidade para atuar ativamente na construção da sustentabilidade local;
b) Disponibilizar instrumentos e materiais pedagógicos que facilitem ao professor a sua tarefa de educação ambiental com relevância para o desenvolvimento da cidadania num contexto multicultural;
c) Promover a responsabilidade sócio ambiental, tomando como referência os problemas ambientais globais e as suas interligações com os níveis regional e local;
d) Promover a correlação entre os problemas diagnosticados ao nível local, colocando os alunos
em posição de proporem soluções e acompanharem, de forma ativa e participativa, as iniciativas que se desenvolvam nesse âmbito.
e) Dotar a comunidade escolar de ferramentas de monitorização da qualidade da água e dos ecossistemas ribeirinhos;
f) Desencadear um conjunto de atividades experimentais de educação ambiental e participação pública, no sentido da implementação da Diretiva Quadro da Água.

Esta ação tem como objetivo o estudo de um troço de rio do concelho ao nível da qualidade da água, paisagem, ecossistema florístico e faunístico e atividades antropogénicas e património nas proximidades, promovendo o interesse pelas questões ambientais e alertando para a necessidade de proteção das zonas ribeirinhas, assim como promover a sensibilização da sociedade civil, através da implementação de um plano de adoção de 500 metros de um troço de um rio ou ribeira.

O Município de Vila Real apoia as escolas na aquisição do kit de monitorização dos rios e ecossistemas ribeirinhos e subsidia a formação dos professores responsáveis pelo desempenho do projeto nas respetivas turmas. Mais informações através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. !