Ação “A Água e os Ecossistemas Ribeirinhos”

rios2 rios2 rios2

Foi um sucesso a formação a ação técnica e específica preparatória do Projeto “A água e os Ecossistemas Ribeirinhos” que decorreu nos dias 2 e 3 de Março de 12, na qual se formaram vinte e seis monitores no âmbito do Projeto Rios. O desafio projeto escola, a realizar ao longo do ano letivo 2011/2012, foi abraçado pelos agrupamentos de escola e escolas privadas do Concelho nomeadamente: Agrupamento Diogo Cão, Centro Escolar das Árvores e Escola EB1 nº3/JI S. Pedro de Vila Real (Corgo), Colégio da Boavista, Escola Secundária de S. Pedro, Escola Morgado Mateus e a Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral.

Esta ação técnica específica está inserida no Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real (PPBVR) que contempla a execução dos projetos SEIVACORGO e “Proteger é Conhecer”. Com esta ação o Município de Vila Real e Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA); têm como objetivo a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.
O Município disponibilizou a formação financiando a adoção e monitorização de um troço de rio pelos docentes aderentes, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos, através da adoção de 500 metros de um troço de rio ou ribeira. Para auxiliar nesta tarefa é fornecido um kit didático distribuído pelos docentes. Com a aplicação prática deste projeto é possível aprender a valorizar a importância das linhas de água, implementar uma rede nacional através da observação, monitorização ou vigilância, visando a conservação e adoção de diferentes troços de rios. Pretende-se ainda desencadear um conjunto de atividades experimentais de educação ambiental e participação pública, no sentido da implementação da Diretiva Quadro da Água.
Através das escolas pretende-se o envolvimento e responsabilização de toda a comunidade civil de Vila Real, com vista ao desenvolvimento sustentado, à educação para a cidadania e ao crescimento local e regional.
Para além do encontro ter proporcionado excelentes momentos de convívio foi uma boa oportunidade para se ampliar conhecimento transmitido pelo Professor Doutor Pedro Teiga (FEUP) e pelo Dr. Rui Francisco (Aspea) que transmitiram a metodologia utilizar, promovendo a curiosidade científica e implementando o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global, com vista à aplicação das exigências da Diretiva Quadro da Água e da Lei da Água. A monitorização formativa ocorreu nos rios Corgo (Parque corgo) e Olo. O acolhimento do grupo em Lamas de Olo foi feito pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Domingos Fernandes.
No final da ação de formação “Água e Ecossistemas Ribeirinhos” os participantes preencheram um questionário e receberam o certificado de participação entregue pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, Miguel Esteves.