Chuva não intimidou voluntários do ambiente das Rogas dos Rios

rogas_abril Novo encontro marcado para 12 de maio em Adoufe
Decorreu no dia 21 de abril mais uma operação de limpeza das “Rogas dos Rios”, que desta vez visitou o Parque Corgo, em pleno centro da cidade de Vila Real. Apesar da chuva intensa que caiu durante o princípio da manhã, os voluntários compareceram para mais uma campanha de sensibilização ambiental no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON 2 – O Novo Norte).
A iniciativa “Rogas dos Rios” consiste numa mobilização da sociedade civil levada a efeito pela Câmara Municipal de Vila Real e pretende sensibilizar para a necessidade de preservar os rios e ribeiros do território, motivando os cidadãos para o desígnio de manter os cursos de água limpos e travar o fenómeno de deposição de inúmeros resíduos nas margens e no leito das ribeiras. Ao mesmo tempo, a iniciativa procura mostrar a todos os cidadãos a enorme riqueza biológica faunística e florística que habitam esses sistemas hídricos, chamando a atenção para a necessidade de mantermos esse valor patrimonial vivo e em bom estado de conservação.

A próxima operação acontece no próximo dia 12 de maio, em Adoufe. Os rios visitados serão o Cabril e o Corgo. A Câmara Municipal garante o transporte aos voluntários que queiram aderir. O ponto de encontro será na Praça do Município, às 8:30 horas. Para se inscrever na rede de voluntariado ambiental das Rogas dos Rios, poderá fazê-lo através do site da Biodiversidade e receber informação atualizada sobre todas as iniciativas do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real. Para além disso, poderá também acompanhar as novidades do Programa no facebook. Traga boa disposição, uma merenda e calçado e roupa adequados.