Entre Margens – O Douro na arte de bem fotografar

entre_margens entre_margens2 Arrancou, no fim-de-semana de 18 e 19 de agosto, no Teatro de Vila Real, a edição 2012 do “Entre Margens”, um projeto promovido pelo Museu do Douro e apoiado pelo Município de Vila Real e outros sete municípios da região do Douro (Amarante, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Lamego, Mirandela, Porto e Vila Nova de Gaia) e que consiste num conjunto de ações de promoção cultural e artística no espaço público. Constando de uma panóplia de espetáculos musicais e exposições de fotografia, esta iniciativa conta, também, com sessões de cinema certificadas pela Comissão Nacional da UNESCO, que retratam problemáticas que afetam a sociedade moderna, como por exemplo, a utilização de um dos recursos essenciais à vida humana: a água.

A abertura contou com a atuação do grupo “Toques do Caramulo” e inauguração das exposições de fotografia no átrio exterior, a saber: Pedras, À margem e Ouro do Douro, esta última sobre uma das tabernas mais antigas de Vila Real: a Baca Belha. No rol de próximos eventos estão iniciativas como Drumming, a 7 de Setembro, com um desfile pelo Centro Histórico ao fim da tarde e um espetáculo no Teatro de Vila Real, à noite, no qual os alunos de percussão do Conservatório Regional de Música de Vila Real vão, também, tomar parte. A 8 de Setembro, no pequeno auditório do Teatro, terá lugar a sessão Gota a Gota, um espetáculo de teatro, cinema e som, que retrata o ciclo da água e a sua relação com o Homem.

Assumindo um marcante cariz de modernidade e de intervenção, o projeto “Entre Margens” visa colocar desafios à sociedade e alertar para novas formas de interpretação da arte, como maneira de despertar consciências e de conferir novas dinâmicas ao espaço público, colocando Vila Real numa posição de destaque no panorama cultural e artístico da região Norte.