Centro Escolar das Árvores

centro_escolar_arvores Vila Real viu nascer, a 15 de Setembro passado, o primeiro de três centros escolares de que o Município ficará dotado numa primeira fase, o Centro Escolar do Sudeste, o de Mouçós e o Centro Escolar das Árvores, inaugurado pelo Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, Dr. João Casanova de Almeida.

Este moderno Centro Escolar acolhe, para além das crianças que já frequentavam a antiga escola das Árvores, as oriundas da escola dos Quinchosos (que encerra a sua atividade) e parte das crianças que frequentavam a escola Carvalho Araújo, que deixa de funcionar em regime de desdobramento para regime normal, que vai de encontro à denominada agora “escola a tempo inteiro”. Frequentarão o Centro Escolar das Árvores cerca de 200 crianças no 1º ciclo, mais 75 no pré-escolar.

O novo centro escolar que agora se vai inaugurar custou cerca de 2,4 milhões de euros, comparticipados em 80% pelo ON2/FEDER e está dotado de 8 salas do 1º ciclo, 3 salas para o pré-escolar, 2 salas polivalentes, 1 sala para crianças com necessidades educativas especiais, 1 refeitório, 1 biblioteca/mediateca, 1 sala de professores, 1 sala de direção e 1 sala para receção aos pais e encarregados de educação. Para mais tarde está prevista a construção de um pavilhão desportivo, em terreno anexo à mesma, que servirá não só a comunidade educativa, como a comunidade local.