12º Congresso Internacional de Cidades Educadoras

iaec iaec2 iaec3

A Cidade de Vila Real, que desde 2004 faz parte integrante da Rede Nacional e Internacional das Cidades Educadoras, fez-se representar pela Vereadora da Educação e Ensino, Prof. Doutora Maria Dolores Monteiro, no 12º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que se realizou de 25 a 29 de Abril, em Changwon, na República da Coreia do Sul.

O 12º Congresso Internacional de Cidades Educadoras teve como objetivo a partilha de ideias e experiências no que diz respeito aos meios de educação criativa, na abordagem da questão global do ambiente. Este ano, Changwon foi a primeira cidade asiática escolhida para organizar este congresso internacional, que é celebrado de dois em dois anos e cujo tema foi “Meio Ambiente, Educação Criativa”. Durante os três dias, foram organizadas várias sessões para discutir e reexaminar as questões da mudança climática, a justiça e a relação harmoniosa dos seres humanos com a natureza.

A Vereadora da Educação e da Ação Social da Câmara Municipal de Vila Real, durante o Congresso, apresentou 3 comunicações nos três eixos temáticos deste congresso – a Biodiversidade, a Justiça Social e Políticas Públicas das Cidades Educadoras, que foram selecionadas pela organização para serem apresentadas no congresso. Os projetos explanados como boas práticas desenvolvidos pelo Município de Vila Real foram, especificamente, Escolas Ativas/Crescer Saudável, Câmara Amiga e os projetos de biodiversidade - SeivaCorgo e Proteger é Conhecer.

Além de Vila Real, destacaram-se também as presenças de Almada, Évora, Lisboa, Oliveira de Azeméis, Porto, S. João da Madeira, Paredes e Santo Tirso como cidades participantes.