“Rogas dos Rios” regressa no dia 26 de maio e visita o Tanha

Rio-Tanha-Vila-Real Rede ambiental do voluntariado conta com a adesão dos vila-realenses
Dando continuidade ao calendário estabelecido, a Rede de Voluntários dedicados ao ambiente vai estar desta vez no Rio Tanha, no dia 26 de maio (sábado), para mais uma operação de limpeza das margens dos rios de Vila Real. Integrado no Programa de Preservação da Biodiversidade, as Rogas dos Rios apelam ao apoio dos cidadãos na tarefa de tornar os rios do concelho um lugar mais atrativo e livre da poluição ambiental e visual causada pela ação do homem. A iniciativa conta com o cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte (ON 2 – O Novo Norte-QREN).

A rede de voluntários tem vindo a crescer nos últimos tempos. Apesar disso, a Câmara Municipal de Vila Real volta a apelar a todos os cidadãos para aderirem a esta causa, conhecerem melhor o seu património natural e defenderem-no das diversas agressões ambientais a que estão sujeitos. Os recursos hídricos são um dos valores da natureza e é imperativo defender o bom estado das águas, sobretudo num tempo em que esta escasseia e é fundamental para toda a vida e para o Homem. Por isso o apelo para a adesão à Rede.

O ponto de encontro para a concentração dos voluntários está marcado para 8:30 horas na Praça do Município. As inscrições podem ser feitas no site da Biodiversidade da Câmara Municipal de Vila Real (www.cm-vilareal.pt/biodiversidade) com o preenchimento do formulário de inscrição online ou através do correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Poderá igualmente contatar a Divisão de Planeamento e Ambiente para formalizar a sua participação na atividade. Há transporte disponível para o local, fornecido pelo Município, que disponibiliza igualmente os acessórios e material de apoio para a recolha. Outras indicações podem ser encontradas no site da biodiversidade de Vila Real.

Em termos de agenda, as próximas atividades das Rogas dos Rios decorrerão nos seguintes dias e locais: 16 de junho na ribeira de Tourinhas, 30 de junho em Vila Marim e 8 de setembro em Coêdo.
Junte-se a nós na defesa da biodiversidade e dos rios de Vila Real!