Município implementa maior eficiência energética na iluminação exterior do edifício dos paços do concelho

luzes_cm O Município de Vila Real, em sintonia com a Agência de Energia do Vale do Douro Norte, procedeu à alteração da iluminação das diversas fachadas do edifício dos Paços do Concelho, para uma tipologia mais económica em termos de consumos energéticos e de manutenção.
A iluminação existente era constituída por 82 projetores com lâmpadas de sódio branco, apresentando cada um uma potência instalada de 100W (lâmpada) e 20W (balastro), num total de 120W e temperatura de cor de 3.000K.
A solução implementada, contemplou a reconversão dos referidos projetores para tecnologia LED, através da instalação no seu interior de placas de 18LEDs/cada, com o respetivo sistema de controlo e alimentação. Os “novos” projetores, assim conseguidos, passaram a ter uma potência de 25W/cada e uma temperatura de cor de 6.000K, iluminando de forma adequada todo o edifício.
Os valores de investimento envolvidos neste projeto permitem a sua amortização em 3 anos, tendo em conta apenas a poupança na fatura da energia elétrica consumida a preços atuais.
Outra vantagem conseguida com esta atuação prende-se com as economias de manutenção envolvidas em virtude da durabilidade dos LEDs serem bastante superiores relativamente às anteriores lâmpadas utilizadas.