Festas da Cidade - Maratona Bila Bikers

bilabikers1 bilabikers1 bilabikers1 bilabikers1

Integrada nas Festas da Cidade 2012 decorreu, no dia 3 de Junho, a 8ª edição da “Maratona Bila Bikers – cidade de Vila Real”, que contou com a participação de cerca de 250 atletas, entre concorrentes ao Open e meros praticantes, provenientes, maioritariamente, da região transmontana e duriense, mas também de toda a zona norte do país.
Os atletas partiram às 9h30m da Praça do Município para percorrerem diferentes distâncias. A maratona teve, aproximadamente, 65Km e contou para o Open Regional de Maratonas. O vila-realense Nuno Miranda, do ACRTX, classificou-se na segunda posição, com duas horas e cinquenta e oito minutos.
Com cerca de metade da distância, a meia maratona foi a prova mais participada e ao fim de duas horas e vinte minutos, António Gomes, do Bila Bikers, de Vila Real, cortava a meta no terceiro lugar da classificação.

A novidade desta oitava edição foi a realização de uma mini maratona, numa distância de cerca de 25Km destinada, essencialmente, aos praticantes mais novos na modalidade. A participação foi totalmente de atletas de Vila Real e o primeiro a chegar foi Jorge Nóbrega, da equipa Jumbo, que percorreu a distância em uma hora e vinte e oito minutos. Carlos Fonseca (individual) terminou praticamente com o mesmo tempo enquanto, no último lugar do pódio, ficou Nuno Duarte, também da equipa Jumbo.
A merecer destaque a significativa participação feminina nesta mini maratona, cuja vencedora foi Alexandra Martins (BTT Geadas), seguida de Carla Oliveira e Sandrine Queiroz, ambas do Jumbo, Vila Real.
No final, as opiniões foram todas muito positivas, com alguns atletas a referirem a excelência dos percursos e a forma como eles foram delineados, destacando a beleza da paisagem e a boa organização do clube vila-realense.
Para além do apoio do Município, a organização teve a colaboração da PSP e dos Bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.