Visita do Senador-Maire de Grasse a Vila Real

grasse1 grasse2b grasse3 grasse4

Perfume estreita relações de cooperação no âmbito da geminação entre as duas cidades
Esteve em Vila Real, nos dias 19 e 20 de Junho, o Senador da região dos Alpes Marítimos e Maire da Capital Mundial do Perfume, Grasse, Jean-Pierre Leleux, a convite do seu homólogo, Manuel Martins.O Maire de Grasse, também conhecida como a “esplanada da reviera francesa”, na Côte d’Azur, pôde, com esta visita, conhecer e admirar os atrativos maiores da cidade irmã portuguesa e estreitar relações com diversas entidades locais, nomeadamente com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.É com base neste contacto entre o Maire de Grasse, o Reitor da UTAD e o Presidente da Câmara Municipal, que surge a possibilidade de levar por diante um projeto de cooperação científica entre a academia vila-realense e a indústria da perfumaria sedeada na cidade irmã de Vila Real.A tradição no fabrico de perfumes em Grasse remonta já à época medieval, tendo crescido ao longos de séculos até se transformar no que hoje é a Capital Mundial do Perfume. A tradição da recolha de essências de flores selvagens pelos habitantes desta cidade foi crescendo até se transformar numa indústria portentosa, à qual Vila Real se quer associar, como uma mais-valia para o seu tecido empresarial, através da produção de flores, ou ao nível da investigação e desenvolvimento de novas técnicas de extração de essências por processos químicos, através de parcerias com a UTAD.