87º Aniversário da Elevação de Vila Real a Cidade

medalhas1

No dia 20 de Julho, Vila Real assinalou a passagem do 87º Aniversário da Elevação de Vila Real à condição de Cidade. Como já vem sendo hábito, a Câmara Municipal preparou um programa alusivo à efeméride.As comemorações tiveram início no dia 19 de Julho, com a realização de mais um despique de bandas filarmónicas, desta feita entre Sanguinhedo e Nogueira, no Jardim da Carreira, onde marcaram presença muitos vila-realenses.No dia 20 de Julho, Dia da Cidade, as sessões comemorativas tiveram início às 16h30, com a apresentação e abertura ao público da exposição intitulada “Fez-se mais curto o caminho entre o Marão e Espinho”, onde foram desvendados alguns episódios que marcam a relação de muitas décadas existente entre as cidades de Vila Real e Espinho.
Foi precisamente esta relação de amizade entre as duas cidades que marcou o início, pelas 17h30, no grande auditório do Teatro de Vila Real, da já habitual sessão solene, com a ratificação do Protocolo de Geminação que une, em compromissos bilaterais, as duas cidades irmãs, e que foi assinado pelos Presidentes de ambas as autarquias.O momento alto destas celebrações é, no entanto, a entrega de Medalhas a Cidadãos, Entidades e Instituições que, pelo seu desempenho, se destacaram em diversas áreas e contribuíram, de forma notável, para a elevação e projeção do nome de Vila Real, dentro e além-fronteiras.
Este ano, o destaque maior recaiu na atribuição da medalha de ouro da cidade ao atual Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Martins, uma proposta emanada da Assembleia Municipal (reunião de 30 de abril) e que consagra, assim, o autarca como cidadão honorário de Vila Real, pelos seus vinte anos à frente dos destinos da edilidade vila-realense.

Lista dos Medalhados:

MEDALHA DE OURO DA CIDADE/CIDADÃO HONORÁRIO DE VILA REAL (Proposta aprovada em reunião da Assembleia Municipal de 30 de Abril de 2012)

• DR. MANUEL DO NASCIMENTO MARTINS

MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL

Grau Ouro

• MONSENHOR BENTO FERNANDO DIAS DE MIRANDA

• DR. JÚLIO AUGUSTO DE MORAIS MONTALVÃO MACHADO (Título Póstumo)

• NORVIA – CONSULTORES DE ENGENHARIA, S. A.

MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL

Grau Prata

• RESTAURANTE, GRILL "O COSTA"

• CASA DE PASTO CHAXOILA