Workshop Mobilidade e Transportes

DESC1 DESC1 DESC1 DESC1

Realizou-se, no passado sábado, dia 22 de Setembro, no auditório da biblioteca municipal de Vila Real, um workshop temático sobre Mobilidade e Transportes. O evento, integrado nas comemorações do Dia Europeu sem Carros, contou com a presença de quatro oradores convidados, dois dos quais jovens engenheiros que concluíram as suas teses de mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abordando problemáticas relacionadas com a cidade de Vila Real.

A sessão iniciou-se com a projeção de um documentário sobre a Mobilidade e os Transportes. Com a moderação do Engº João Queirós Lino, a primeira intervenção, a cargo do Prof. Vasco Amorim da UTAD, abordou a questão da descarbonização do setor automóvel para os próximos anos. A segunda apresentação, a cargo do Mestre João Sousa, da FEUP, tentou demonstrar os impactos que eventuais cenários de diminuição dos níveis de serviço ou até de extinção da Corgobus poderiam ter na degradação dos níveis de serviço da rede viária da cidade de Vila Real. Seguiu-se a Mestre Mafalda Duarte, da FEUP, que abordou o tema dos modelos de gestão e financiamento de transportes coletivos urbanos. Por último, na intervenção de caráter mais generalista, o Engº Adriano Sousa, tentou sensibilizar os presentes para os impactos dos transportes no urbanismo, no ambiente e na saúde. Seguiu-se um pequeno período de debate e o sorteio, entre os presentes, de três passes mensais, com validade para um mês, gentilmente oferecidos pela Corgobus, que assim se quis também associar ao evento.