Agarez será o palco da próxima ação das Rogas dos Rios

Decorrem as inscrições para o voluntariado ambiental de 15 de setembro

A Câmara Municipal de Vila Real volta a organizar mais uma jornada em prol da defesa ambiental dos cursos de água do concelho, desta vez em Agarez, em plena área do Parque Natural do Alvão, um dos cenários mais idílicos do concelho. Terminado o período de férias, a Rede de Voluntários do ambiente vai visitar um troço de rio muito frequentado durante o Verão, quer pela sua beleza, quer ainda pela sua atratividade e frescura.

O ponto de encontro para a concentração dos voluntários está marcado para as 8:30 horas na Praça do Município. As inscrições podem ser feitas no site da Biodiversidade da Câmara Municipal de Vila Real (www.cm-vilareal.pt/biodiversidade) com o preenchimento do formulário de inscrição online ou através do correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Integrado no Programa de Preservação da Biodiversidade, as “Rogas dos Rios” é uma iniciativa cívica dos cidadãos que pretende contribuir para tornar os rios de Vila Real um lugar mais atrativo e livre da poluição ambiental e visual causada pela ação do homem. Procura igualmente sensibilizar os participantes para a riqueza de todo o património ligado aos recursos hídricos e a sua importância para a manutenção da biodiversidade do concelho. A iniciativa conta com o cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte (ON 2 – O Novo Norte-QREN).

A rede de voluntários tem vindo a crescer nos últimos tempos. Apesar disso, a Câmara Municipal de Vila Real volta a apelar a todos os cidadãos para aderirem a esta causa, com vista a conhecerem melhor o seu património natural e defenderem-no das diversas agressões ambientais a que estão sujeitos. Os recursos hídricos são um dos valores da natureza e é imperativo defender o bom estado das águas, sobretudo num tempo em que esta escasseia e é fundamental para toda a vida e para o Homem.

Poderá igualmente contatar a Divisão de Planeamento e Ambiente para formalizar a sua participação na atividade. Há transporte disponível para o local, fornecido pelo Município, que disponibiliza igualmente os acessórios e material de apoio para a recolha. Outras indicações podem ser encontradas no site da biodiversidade de Vila Real.

Junte-se a nós na defesa da biodiversidade e dos rios de Vila Real!