“SEPARAR PARA VALORIZAR”

EMAR E RESINORTE PROMOVEM RECOLHA SELECTIVA PORTA A PORTA EM VILA REAL

Na fase de arranque da recolha serão abrangidos 140 comerciantes

Na próxima segunda-feira, dia 1 de Outubro, a Câmara Municipal de Vila Real, através da Empresa Municipal de Água e Resíduos de Vila Real (EMARVR), e a RESINORTE - Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Norte Central - vão dar início ao sistema de recolha selectiva porta a porta em Vila Real.
Este tipo de recolha tem como principal objetivo a captação de resíduos com potencial de valorização que estavam a ser encaminhados para a recolha indiferenciada, permitindo, por um lado, que uma maior percentagem de materiais possa ser reciclada e garantindo, por outro, uma maior qualidade do serviço prestado.
Com os objectivos de alertar e consciencializar os cidadãos para a importância da separação de resíduos, está já em curso uma campanha de sensibilização intitulada “Separar para Valorizar”, que visa despertar e incutir nos seus destinatários o “vício” da separação multimaterial.

Para os comerciantes foi promovida uma campanha especial, sob o lema “Dê o exemplo, separe para reciclar!”, que privilegiou o contacto personalizado com os comerciantes da cidade, transmitindo mensagens específicas e indicações práticas sobre como e porquê separar, tendo os mesmos demonstrado muito interesse em aderir à campanha.

Assim, a partir do próximo dia 1 de Outubro, proceder-se-á à recolha porta a porta na zona histórica da cidade, com o compromisso de se ir ajustando o circuito e a frequência do mesmo às necessidades existentes.

Os comerciantes que aderirem à campanha passam a fazer parte do grupo de empresas “Amigas do Ambiente”, às quais será atribuído, como forma de premiar esse gesto, um certificado de reconhecimento pela colaboração na separação dos resíduos.