ENCONTRO NACIONAL DE FOTOGRAFIA DE NATUREZA REÚNE PROFISSIONAIS DE TODO O PAÍS

flor Encantar os amantes da natureza e inspirar novas gerações de fotógrafos é a finalidade do Encontro Nacional de Fotografia e Cinegrafia de Natureza, que o município de Vila Real acolhe, no próximo dia 27 de julho. O evento apresenta o trabalho dos melhores fotógrafos da natureza a nível nacional, assim como os seus projetos, as novidades e as suas visões sobre a fotografia e cinegrafia de natureza. O Encontro está inserido no Programa de Preservação da Biodiversidade, desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Real, em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

No próximo dia 27 de julho, o município de Vila Real organiza o Encontro Nacional de Fotografia e Cinegrafia, com o objetivo de encorajar o desenvolvimento de todas as formas de arte, quer seja a fotográfica (8ª arte) quer a cinematográfica (7ª arte), bem como criar e manter o espirito de colaboração dos profissionais com vista à preservação da natureza.
"Numa era cada vez mais mediática e efémera, a fotografia enquanto forma de comunicação assume um papel fundamental na capacidade de informação global e multicultural, onde o imediatismo e a rapidez de partilha e publicação fazem a diferença na atualidade", refere Lino Silva, fotógrafo de Vila Real convidado para o Evento. O Encontro é a oportunidade de admirarmos belezas sénicas, onde o relevo, dimensão e textura nascem ante os nossos olhos, sobre a luz criativa dos fotógrafos, com vista à conservação do património natural. PROGRAMA

"A fotografia é encarada como uma ferramenta fundamental para a sensibilização da população. Daí se dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras", refere Miguel Esteves, vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara de Vila Real.
Neste encontro vão participar desde amantes a fotógrafos profissionais de natureza de todo o país, abordando temas como "A fotografia, arte de comunicar a investigação científica"; "As aves noturnas"; "Fotografia em abrigos"; "O melro Azul na região de Vila Real"; as "Borboletas de Trás-os-Montes"; entre outros temas. Na cerimónia de abertura, além do presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel de Nascimento Martins, estará também Rogério Rodrigues, diretor do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O encontro, que terá lugar no auditório da biblioteca municipal de Vila Real e será aberto ao público em geral, pretende também encerrar com chave de ouro este ciclo do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, que abrangeu, para além de outras iniciativas, os workshops de fotografia e cinegrafia, concurso de fotografia e os percursos pedestres fotográficos.
"Somos por excelência o destino da biodiversidade e queremos espelhar as externalidades positivas do nosso vasto património natural", sublinha Miguel Esteves.

As inscrições para o Encontro Nacional de Fotografia e Cinegrafia de Natureza são gratuitas e devem ser remetidas para o correio eletrónico do Programa de Preservação da Biodiversidade (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), ou através da ficha de inscrição disponível no site do município (www.cm-vilareal.pt/biodiversidade).