Workshop - Lightroom

worshop lightr Nos próximos dias 29 e 30 de julho, o Município de Vila Real encerra o ciclo de workshops de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real com a presença do fotógrafo da natureza Rui Guerra.

Rui Guerra nasceu em Lisboa em 1968 e desde muito cedo que passou muito do seu tempo junto ao mar.
A paixão pelo meio subaquático e pelo mergulho surgiram bastante cedo, tendo iniciado as suas primeiras explorações subaquáticas em 1982, ano que marcou um primeiro período de 13 anos dedicados ao mergulho em apneia, no final dos quais se iniciou à fotografia subaquática.
Em 1995 tira a sua primeira certificação de mergulho com escafandro autónomo e até hoje tem procurado sempre evoluir cada vez mais para meios e equipamentos cada vez mais complicados e exigentes, nomeadamente com a utilização de rebreathers de circuito fechado, mergulho descompressivo e mergulho em gruta.

As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser remetidas para o correio eletrónico do Programa de Preservação da Biodiversidade (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), ou através da ficha de inscrição disponível no site do município (www.cm-vilareal.pt/biodiversidade).


Em 1998 entra pela primeira vez no CampeonatoNacional de Fotografia Subaquática ao qual se seguem 13 anos de competição intensiva nesta área a nível nacional e internacional, sendo o Português que até hoje mais prémios conseguiu neste tipo de competições ("splash-in").

De entre muitas as distinções alcançadas, destacam-se o título de Campeão do Mundo numa categoria, Vice-Campeão do Mundo na geral, seis títulos de Campeão Nacional e diversas medalhas de ouro, prata e bronze em inúmeras categorias e competições nacionais e internacionais.

Desde 2000 que ministra cursos e workshops, sendo Instrutor certificado de Fotografia Subaquática CMAS**, publicando em 2002 o Manual Prático de Fotografia Subaquática (Ed. Dinalivro), único livro técnico escrito em português até à data.
Na área da fotografia subaquática, tem desenvolvido a sua atividade maioritariamente nas áreas de formação, apoio técnico em campanhas publicitárias, acompanhamento de projetos científicos e organização de viagens e expedições, estabelecendo parcerias com diversas entidades nacionais e estrangeiras.

"Somos por excelência o destino da biodiversidade e queremos espelhar as externalidades positivas do nosso vasto património natural".