Rede de Bibliotecas de Vila Real

rbvr rbvr rbvr rbvr

Foi apresenta ao público no passado dia 15 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Martins, acompanhado pela Vereadora com o pelouro da Educação e Ensino, Prof. Doutora Maria Dolores Monteiro, na presença dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas do concelho e da UTAD, a Rede de Bibliotecas de Vila Real (RBVR) e o seu portal online.
É resultado de um trabalho colaborativo que se foi construindo e consolidando ao longo dos anos, numa articulação entre a Biblioteca Municipal e as bibliotecas das escolas do concelho, quer ao nível do desenvolvimento de projetos – momentos de leitura, exposições, feiras do livro, oficinas, encontro com escritores, debates, bem como de outros projetos de colaboração ao nível da motivação para a leitura, apoio ao currículo e desenvolvimento da literacia da informação.
A rede tem uma índole concelhia, define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando o desenvolvimento da ligação entre as várias bibliotecas do concelho e otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva. A sua concretização estabelece-se na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas, numa política coordenada de aquisições e na dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente no cumprimento de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados.

Missão
A RBVR constitui-se como uma estrutura de colaboração, aberta à livre participação de todas as Bibliotecas e Centros de Recursos de Documentação e Informação do concelho.
O Portal da RBVR oferece possibilidades diversificadas de acesso à informação, pretendendo ser uma janela aberta ao conhecimento, à inovação e à cultura.
Objetivos

No cumprimento da sua missão a rede de bibliotecas tem como desafio a construção de uma plataforma interativa digital que possa disponibilizar serviços de proximidade, em linha a todos os utilizadores, facilitando o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Dos objetivos propostos salientam-se:
• Promover a partilha, a cooperação e a troca de experiências no âmbito da organização, gestão e dinamização das Bibliotecas e Unidades Documentais da RBVR;
• Constituir colaborativamente o Catálogo Coletivo da RBVR, valorizando a respetiva utilização pedagógica;
• Fomentar o empréstimo interbibliotecas e políticas de aquisições concertadas;
• Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e colaboração na área das Bibliotecas / Centros de Recursos Educativos;
• Produzir materiais com vista ao desenvolvimento da literacia da informação e à promoção da leitura e da escrita criativa;
• Promover e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local e outros parceiros tidos por convenientes na prossecução dos objetivos da RBVR;
• Dinamizar atividades que promovam as Bibliotecas e Unidades Documentais da RBVR, traduzidas por encontros, seminários, publicações, formações, exposições, etc...
• Servir de suporte à investigação, à formação e à difusão cultural;
• Contribuir para a promoção de políticas de qualidade de serviços, de prestação de contas e de responsabilização com elevados padrões de exigência e transparência.

Parceiros da Rede
O grupo de trabalho do SABE - Vila Real é constituído por representantes da Biblioteca Municipal, por representantes das Bibliotecas dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não agrupadas e por um representante da Divisão de Educação, que coordenará o grupo, em representação do/a Vereador/a com o pelouro da Educação e Ensino da Câmara Municipal.

A Rede
• Município de Vila Real