LUMINÁRIAS LED NAS PASSADEIRAS DE VILA REAL

De modo a garantir maior segurança pedonal e rodoviária, estão já em marcha as obras integradas no projecto Eficiência Energética na cidade de Vila Real, que nasceu no âmbito da Associação de Municípios Douro Alliance, contemplando, entre outros aspectos, a aquisição e instalação de sistemas de iluminação inovadores e eficientes em passagens de peões de maior tráfego.
A intervenção prevê a aquisição e instalação de sistemas de iluminação de passagens de peões, com recurso à tecnologia LED - Light Emitting Diode - com um valor total de investimento de 139.424,00 €, com comparticipação financeira comunitária, através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2). O prazo para a conclusão da instalação dos sistemas de iluminação é de quatro meses.

Este projecto teve por base um estudo realizado pela UTAD - "Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro - Soluções Eficientes de Iluminação" - que equacionou diversas variantes, entre outras, os elevados consumos energéticos dos Municípios em iluminação pública, não só em termos financeiros, como ambientais, assim como a necessidade de aumentar a segurança pedonal e rodoviária, particularmente, nas passagens de peões.
Após a análise das vias onde existem passagens de peões, optou-se pela instalação de equipamentos com luminária LED em 28 passadeiras, garantindo, assim, uma melhor qualidade de iluminação, menor consumo energético e maior longevidade, comparativamente às tecnologias convencionais.
Serão instalados, igualmente, nos equipamentos, sistemas de monitorização do consumo de energia que fornecerão dados essenciais para a auditoria e avaliação das soluções implementadas.
As ruas onde estes equipamentos serão instalados são: Avenida Aureliano Barrigas, Rua Dr. Augusto Rua, Avenida Rainha Santa Isabel, Rua Cruz das Almas, Rua Dr. Domingos Campos, Avenida da Europa, Rua Miguel Torga, Avenida 1°de Maio, Avenida D. Dinis, Rua Casimiro de Oliveira, Avenida Cidade de Orense, Avenida da Universidade e Avenida Almeida Lucena.