Única exposição pictórica itinerante e transfronteiriça entre dois países, na União Europeia

bienal pintura Está em marcha a X edição da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, evento aberto a todos os artistas naturais ou residentes na Galiza e norte de Portugal.
Iniciativa de âmbito cultural e artístico de primeira linha que, além de promover os artistas da euro-região, consolida-se cada vez mais como uma das três melhores exposições de pintura da Península Ibérica. Na última edição, reuniu cerca de 300 obras, tendo sido escolhidas cerca de trinta para formarem a IX Bienal.
Na sua décima edição, numa história de 17 anos do Eixo Atlântico, sendo uma das primeiras iniciativas da entidade transfronteiriça, a Bienal de Pintura tem mantido uma cadência de entre um a dois anos. Além disso, é a única exposição na Europa com carácter itinerante envolvendo dois países.
O objetivo primordial da Bienal de Pintura, mantém-se como impulso para a criatividade dos artistas e a criação de valor acrescentado no património artístico da euro região.
REGULAMENTO


Cada autor pode concorrer apenas com um trabalho de pintura, original e inédito e que não tenha ainda sido exposto, nem apresentado em qualquer outro evento ou concurso. Tanto o tema como a técnica são de carácter livre. As dimensões das obras não poderão ser inferiores a 65 cm no seu lado mais pequeno, nem superior a 120 x 120 cm. Os autores que desejem participar poderão formalizar a inscrição através da página web do Eixo Atlântico em www.eixoatlantico.com, até ao dia 24 de novembro de 2013.
Seleção e prémios
Uma vez terminado o processo de receção das obras a concurso, o júri, composto por oito membros, selecionará os trabalhos finalistas num número máximo de 30, que constituirão uma coleção itinerante para exposições sucessivas a acontecerem nos próximos dois anos nas cidades associadas na Galiza e região norte de Portugal.
O veredicto do júri e entrega de prémios serão conhecidos em cerimónia a ter lugar na abertura da exposição, que acontecerá no primeiro trimestre de 2014. O prémio "Eixo Atlântico", atribuído ao/s melhor/es trabalho/s a concurso, tem um valor de 3.000 euros e os dois segundos prémios, no valor de 1.500 euros cada, serão atribuídos aos melhores trabalhos de autor Português e autor Galego respetivamente. Serão, ainda, concedidos prémios para "Jovens talentos Luso-Galaicos", com idades compreendidas entre 16 e 25 anos, com um valor de 1.500 euros.
Além disso, será publicado um catálogo de edição limitada, com todos os trabalhos selecionados, que pode ser descarregado no site do Eixo Atlântico ou através de um código QR, nas diferentes cidades onde a exposição se realizará.
A Bienal de Pintura do Eixo Atlântico é organizada pela entidade transfronteiriça, a Fundação da Juventude, a Junta da Galiza, através da Secretaria Geral da Cultura e a Direção Geral da Juventude e do Voluntariado e o Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Para aceder ao formulário de inscrição e regulamento do concurso, clique aqui