Programa Nacional de Mobilidade Elétrica – Mobi.e

mobi Criação de Rede Nacional e Ibérica de Cidades Inteligentes na agenda
Realizou-se no passado dia 12 de Novembro, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, a reunião do Conselho Geral da RENER, rede piloto para a mobilidade elétrica.
O município de Vila Real, representado nesta reunião pelo Vereador Eng. Adriano Sousa, participa na Rede RENER desde 2009, aquando do lançamento do Programa Nacional de Mobilidade Elétrica, juntamente com mais 24 municípios. Neste momento, está em estudo o alargamento da rede a outros municípios e a outras áreas temáticas (contemplando a energia, governação, cultura, inovação social, etc.) criando potencialmente uma Rede de Cidades Inteligentes de Portugal.
Também numa lógica de internacionalização, a INTELI, na qualidade de Gestora da rede RENER, estabeleceu contactos com a Rede Espanhola de Cidades Inteligentes (RECI), liderada por Santander e integrada por 41 cidades, com vista a procurar definir linhas de cooperação e, eventualmente, criar uma Rede Ibérica de Cidades Inteligentes.
A adenda ao contrato de consórcio e o protocolo de colaboração entre a INTELI e a RECI serão proximamente enviados aos municípios integrantes para apreciação e aprovação.