Vila Real – Cidade para a Vida / Cidade Contra a Pena de Morte

cidades vida A Comunidade de Sant'Egídio criou o Dia Internacional das Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte, que se celebra a 30 de novembro, aniversário da primeira abolição oficial da pena de morte por parte de um Estado, promulgada pelo Grão-Ducado da Toscana, em 1786.
Esta iniciativa, que vai na décima segunda edição e é apoiada pelas Nações Unidas e pela Comunidade Europeia, conta desde 2002 com a adesão de mais de 71 capitais e 1650 cidades, situadas em 89 países, em alguns dos quais ainda hoje se aplica a pena de morte.
Assim, esta organização católica desafia as cidades aderentes a iluminar um edifício ou monumento da sua cidade no dia 30 de novembro, como emblema vivo da Campanha.
O Município de Vila Real vai associar-se, mais uma vez a este evento, através do ato simbólico de iluminação do Pelourinho, momento que contará com a participação de 40 elementos dos 5 Agrupamentos de Escuteiros da Cidade de Vila Real que irão acender em simultâneo, às 17h30, 40 velas que vão iluminar o monumento ao mesmo tempo que os sinos da Sé de Vila Real irão tocar a rebate.
Outro desafio lançado pela Comunidade de Sant'Egídio aos Municípios, ao qual Vila Real também se associou, passa pela adesão a uma Moratória Universal "Pelo Apelo à Abolição da Pena de Morte", subscrita por todo o Executivo Municipal, na reunião de Câmara do dia 18 de novembro. MORATÓRIA PELO APELO À ABOLIÇÃO DA PENA DE MORTE.
Links relacionados: http://nodeathpenalty.santegidio.org/en.aspx  |  http://www.worldcoalition.org/