Presidente da Câmara Municipal eleito o Vice-presidente do Conselho Regional da CCDR-N

ccrn Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, foi eleito no passado dia 17 de Dezembro, o Vice-presidente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, um órgão que será presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, durante os próximos quatro anos. Para além do autarca Vila-realense, terá assento como vogal na comissão permanente deste Conselho Regional, o Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Fontaínhas Fernandes.
O Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte é um órgão consultivo da própria Comissão e integra na sua composição os 86 presidentes de Câmara Municipal da Região do Norte e cerca de duas dezenas de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas representativas do tecido institucional da região. Participam ainda do Conselho Regional representantes dos serviços regionais dos ministérios responsáveis pela agricultura, desenvolvimento rural, pescas, economia, educação, cultura, ciência, ensino superior, obras públicas, transportes, saúde, trabalho e solidariedade social, entre outros.

As suas competências passam por acompanhar as atividades da CCDR-N e a execução dos programas operacionais de financiamento comunitário, pronunciar-se sobre os projetos de relevância e dar parecer sobre os planos e programas de desenvolvimento regional, nomeadamente sobre a aplicação de investimentos da administração central na região.

Numa altura em que se ultima a definição do próximo quadro comunitário de apoio 2014-2020, a eleição do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real para estas funções reveste-se de especial importância para a região e para o interior norte na globalidade.