Loja Social Ponto de Encontros

loja social

No passado dia 21 de dezembro foi inaugurada a Loja Social "Ponto de Encontros". Este espaço de cariz social representa uma aposta do novo Executivo numa Vila Real Mais Solidária criando mecanismos de apoio local direto, adaptados às novas realidades sociais e principalmente aos setores mais frágeis da sociedade.
Neste contexto surge a ideia de uma loja solidária, como front office do trabalho social que o Município tem e pretende continuar a fazer, sendo de enaltecer o gesto solidário dos proprietários do espaço, sito na Avenida 1º de Maio, que gentilmente o disponibilizaram para este fim.
A loja tem como objetivo principal a angariação de bens que serão posteriormente entregues às famílias mais carenciadas do concelho. Atualmente, o Município, através dos Serviços de Ação Social acompanha e apoia cerca de 500 agregados familiares.
Esta angariação far-se-á através de uma multiplicidade de utilizações do espaço. Para além do balcão social, a loja albergará atividades culturais, educativas, associativas, artísticas e empresariais, todas elas com um mesmo propósito – ajudar quem mais precisa, proporcionando ENCONTROS entre todos os que queiram participar e ser solidários.

No dia da inauguração foi lançada a campanha de recolha "Eletrodomésticos e Mobiliário, um gesto solidário", representando estes alguns dos bens em falta na Loja Social e que se têm revelado de grande necessidade face à crescente procura.
Neste Ponto de Encontros que pretende fazer uma ponte solidária e potenciadora entre Munícipes e Câmara Municipal, as vertentes social e cultural encontram-se e solidarizam-se propondo:
• Receber doações de particulares e/ou empresas de todo o tipo de bens (alimentos, vestuário, brinquedos, mobiliários, eletrodomésticos, entre outros);
• Promover campanhas de Solidariedade;
• Sensibilizar os cidadãos para o voluntariado;
• Proporcionar encontros entre as várias IPSS's ou Associações não lucrativas que pretendam promover o seu trabalho e/ou realizar campanhas de solidariedade;
• Expor publicações do Museu de Numismática e do Museu da Vila Velha que se encontram à venda nas lojas culturais de ambos;
• Expor publicações do espólio do Grémio Literário que os munícipes poderão levar consigo, em troca de um donativo em géneros;
• Mostrar documentação histórica do Arquivo Municipal;
• Disponibilizar um polo de leitura da Biblioteca Municipal para fruição da leitura;
• Apresentar uma pequena recolha de imagens do Circuito Internacional de Vila Real;
• Dinamizar o espaço, através dos Serviços Municipais de Cultura, com ateliers, workshops e tertúlias da cultura vila-realense, lançamento de publicações, divulgação de produtos regionais e do artesanato local (linhos, barro, latoaria e outros);
• Divulgar as coletividades culturais e recreativas do concelho através da exposição das suas atividades e campanhas;
• Apelar a associações e empresários para que contribuam para esta causa.